SER CIVILIZADO CUSTA CARO

O meu carro é idoso, como o dono, aliás. Mas já nos conhecemos há bastantes anos e damo-nos bem. Como é previsível, de vez em quando, tanto um como outro, temos os nossos achaques. Da última que o levei a um check-up ( quero dizer inspecção ), ele foi considerado como não estando em forma porque o catalisador instalado no tubo de escape não estava a ser eficiente na redução dos gases poluentes. Deram-me um prazo para o pôr novamente em forma e lá fui a uma conhecida oficina de escapes para fazer a reparação. Disseram-me que o catalisador tinha de ser substituído e, como demoraria algumas horas, deixei lá o carro e fui para casa.                                                                         Quando me telefonaram a dizer que estava pronto, chamei um táxi para me levar à oficina. Indiquei ao motorista o nome da oficina, como disse bastante conhecida, não tendo sido preciso dizer a morada. O motorista, como muitos fazem, meteu conversa e perguntou se eu tinha mandado substituir o escape. Respondi-lhe que não, que tinha mandado substituir o catalisador em resultado da inspecção                                                    – -Assim vai pagar um dinheirão ! – exclamou o homem, continuando de imediato – Eu quando preciso de levar o meu carro particular à inspecção, vou a uma oficina que conheço, mando mudar o óleo e os filtros e eles é que levam o carro. Não pago mais por isso ( alem do custo do serviço e da inspecção ) e não tenho chatices ! Em tempos fui a outra oficina que cobrava a mais um valor igual ao preço da inspecção, mas este não leva ada.                                                                                                                                                    Falei-lhe na necessidade de evitar a poluição, mas ele não se deu por convencido, contra argumentando que os gases de escape  ( muito ou pouco  poluentes ) não prejudicavam o carro, não eram como os travões, por exemplo, que devem ser mantidos afinados e portanto que valia apena cuidar. E para terminar deu-me a morada da tal oficina e recomendou-me que da próxima vez fosse lá e evitasse despesas desnecessárias.              O motorista provavelmente, como o Sr. Trump, não acredita nas alterações climáticas e no efeito de estufa e eu calei-me, até porque estávamos a chegar. Mas não me eximi a pensar que se tivesse actuado como o motorista fazia, tinha poupado 400 € !                   Ser civilizado e consciente das obrigações sai caro !

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um pensamento sobre “SER CIVILIZADO CUSTA CARO

  1. Isto, de carros, tem muito que se diga…! Com IVA ou sem IVA ? Peças de origem ou marca branca ? E as coisas vão andando, até que finalmente, voltamos a pegar no carro, com a consciência tranquila
    e a sensação de ter ficado como novo. E o homem, desde que descobriu o seu melhor amigo, ( aquele amigo que o acompanha para todo o lado, tanto para o trabalho como para férias ), passou a ter por perto, um daqueles puxa-sacos ( desculpe-me esta gíria brasileira ) que não dispensamos por forma alguma, e que de vez em quando nos obriga a fazer contas de cabeça …!

    Gostar

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s