VIVA O HÓQUEI EM PATINS

Hoje, 14 de Julho de 2019 assisti, pela RTP 1, à emocionante vitória da equipa portuguesa de hóquei em patins no Campeonato do Mundo disputado em Barcelona. Foi uma vitória difícil, mas que não deixou margens para dúvidas : Portugal eliminou a Itália, a Espanha e, na final, a Argentina ou seja, venceu as melhores selecções mundiais da modalidade.

Depois do jogo saí para um passeio a pé pelo meu bairro , Olivais Sul, mas oh! triste surpresa : nas ruas nem um grito de alegria, nem um carro a buzinar nem uma bandeira agitar-se ! Não sei o que se passou ou passa noutros bairros, não sei se a Praça Marquês de Pombal foi tomada de assalto como noutras manifestações de júbilo desportivo, o que sei é que este aparente desinteresse geral é muito injusto.

Há mais algum desporto em que Portugal tenha sido 16 vezes Campeão do Mundo e 21 vezes Campeão da Europa ?

Como muitas vezes acontece, os portugueses ligam pouco ao que de bom têm !

Provavelmente, o desinteresse resulta de os meus compatriotas serem desportivamente monárquicos pois só se apaixonarem pelo chamado “desporto-rei” o futebol ! E mesmo assim apenas rejubilam pelos sucessos dos seus clubes e da selecção nacional de seniores.

Por curiosidade, fui ao portal do Desporto Escolar para ver se o hóquei em patins (HP) fazia parte da lista dos desportos considerados. Verifiquei que na Patinagem está incluído o mini hóquei em patins, uma prática de formação para jovens destinada a propiciar o desejo de praticar o HP.

Por curiosidade também, fui ver quais os CDF ( centros de formação desportiva ) existentes . Alguma surpresa : existem 67, sendo 52 dedicados aos desportos náuticos ( muito bem, pois deveríamos voltar a ser um país de marinheiros ), 2 à natação, 7 ao atletismo e … 6 ao golfe ( confesso que não sei porque é dada tanta importância a este desporto, mas será de facto ignorância minha… ) . Corresponderá isto ao desenvolvimento desportivo que precisamos ?

De qualquer maneira, hoje o que interessa ´e o HP. Parabéns a todos os que contribuíram para a sensacional vitória

2 pensamentos sobre “VIVA O HÓQUEI EM PATINS

  1. Grandes entusiasmos. Grandes momentos…! E no meio de uma gritaria aflitiva, com os nervos já em franja, o perigo a aproximar-se da baliza, o Raio, corta ! E voltava a cortar, dando mais uma pausa a centenas de milhar de portugueses. ..! Belíssimos momentos aqueles, em que, com tão poucos, nos sentíamos tão grandes …! Foi muito bom recordar !

    Gostar

Deixe um comentário