Coisas da Música

Há dias, em que nos apetece ficarmos fechados a sete chaves, apenas a ouvir música, escolhida entre uma pequena colecção de velhos discos, desde os heróicos de 78 rotações, até aos Long Play de 33 rotações. Aquele tic tic tic irritante, de um pequeno risco, sem hipótese de reparação, como ainda acontece com os de hoje, que nos desgosta, pela perda de uma peça que ansiosamente guardávamos.

Um pequeno acto, aproveitando o sossego de um fim de tarde, subitamente arrefecida. Talvez, a indicação de um Verão que se vai alongar pelo Setembro, cheio de surpresas meteorológicas, talvez um pouco aquecido pela Rentré bronzeada da maior parte dos políticos, com o ar rejuvenescido das suas praias favoritas. O habitual, que por acaso, nada tem a haver com com a música que alimentou o meu espírito, até à hora do jantar…!

O Concerto de Aranjuez, fechou o ciclo daquela sessão, de uma forma tão sublime, que me fez esquecer o quanto teria desejado ouvir, naquele mesmo fim de tarde, a voz cheia de vida, de Juanita Cuenca, em Madrid, Madrid, Madrid…! Um disco de 78 rotações, dos princípios de 50, que lhe perdi o rasto. Talvez partido, entre tantos outros da mesma qualidade de material. Riscados, de tantas vezes tocado, entre as Rumbas e Boleros da minha juventude, igualmente desaparecidos. Os Slow Fox e os Fox Trot, daqueles tempos, a convidarem-nos para um passinho de dança, alternando com a paixão do Tango, em movimentos de elegância…! Quem não sente, ainda hoje, a paixão envolvente do Tango, ao som de Piazzola ?

De vez em quando, somos agradavelmente surpreendidos, com bons espectáculos musicais, fazendo restabelecer o que de bom se fazia, e quero acreditar no que também de bom ainda se faz, mesmo que seja de massas, para gáudio de uma população ainda jovem e menos jovem…! A RTP 2, apresentou-nos há poucos dias, um espectáculo musical, chamado Live At Sidney Open House, com a Orquestra Sinfónica de Sidney e a apresentação de dois jovens violoncelistas croatas : 2 CELLOS , Luka Sulic e Stjepan Hauser ! Extraordinário, como aqueles dois jovens talentosos, nos fizeram reviver os temas musicais de alguns filmes, de forma informal, numa sessão que parecia ser solene, de uma das mais icónicas salas de espectáculo mundiais. Talvez a corresponder com o modernismo daquela sala e do país, nascido de uma colonização bem diferente de outras…!

A iniciar, For the Love of a Princess, seguindo-se outras como Cavatina- The Deever Hunter, Love Story, My Heart Will Go On , e Now We Are Free, do filme Gladiator. Estes e outros Sound Tracks, que me deslumbraram, pela forma informal, quase simétrica, daqueles dois músicos, que demonstraram gostar bastante, daquilo que fazem. Não só, pela sua forma peculiar, de agradar a um público não menos conhecedor…!

Tive pena ! Bastante pena, que não continuasse por mais uns bons minutos…!

Um pensamento sobre “Coisas da Música

Deixe um comentário