E OS OUTROS SANTOS POPULARES ?

A propósito dos Santos Populares falámos neste blogue de Santo António e de S. Vicente, oragos de Lisboa. Então e os outros que muita gente também festeja? Em especial S. João e S. Pedro.

O S. João é festejado principalmente no Porto embora a sua identidade não recolha unanimidades. Há quem diga que o S. João, comemorado no Porto de 23 para 24 de Junho, terá sido um eremita que viveu no século IX na região de Tuy. No entanto a versão mais popular é a de que se trata de São João Baptista, nascido em Jerusalém (supõe-se a 24 de Junho) no século I e reconhecido como primo de Jesus. João Baptista batizou Jesus e acabou por morrer com cerca de 30 anos, decapitado a mando de Herodes Antipas.

Parece, no entanto, que a verdadeira padroeira da cidade do Porto é Nossa Senhora de Vandoma, razão pela qual em muitos brazões da cidade se pode ler “Cidade da Virgem”. Por curiosidade o feriado de 24 de Junho foi escolhido pelos cidadãos da cidade, em 1911, por voto popular, já no tempo da República. E assim ficou até hoje. As celebrações de S. João são também realizadas em muitas outras terras de Portugal o que origina festas, sardinhas e muitos desfiles por toda a parte. Coisas de Santos…

Já o caso de São Pedro suscita menos dúvidas. Ele foi apóstolo de Cristo e as comemorações do seu dia sempre foram a 29 de Junho. Pedro foi condiderado por Jesus Cristo o mais fiel depositário da fé para a Sua Igreja. Por isso terá dito: “Pedro, tu és a pedra das minhas palavras e sobre ti construirei a Minha Igreja”. Pedro viveu em Roma durante o reinado de Nero e ali fundou a primeira comunidade cristã. Por ordem do imperador Nero, no ano de 67, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, segundo seu próprio desejo, por não se considerar digno de morrer como o seu mestre. Foi considerado o primeiro Papa da Igreja Católica . A Basílica da São Pedro foi concluida em 1626, sobre as primeiras sepulturas autorizadas por Constantino I, em 316.

Isto de Santos Populares tem muito que se lhe diga. São pontos de referência da Igreja Católica que as tradições foram adotando, ao longo de séculos, marcando as devoções que se transformaram em comemorações do povo.

Dias 13, 24 e 29 de Junho são os dias dos Santos Populares que entre nós se festejam. Não fica mal sabermos um pouco das origens dessas festas. E tudo isto se pode estudar com muito mais profundidade, por parte de crentes ou não crentes.

E agora que vamos acabar a época dos Santos, boas comemorações e até para o ano.

Deixe um comentário