Caminhadas na Serra…!

Estamos atravessando um mundo em que as palavras se confundem e se perdem no meio de tantas opiniões e inovações tecnológicas. Um mundo, que virtualmente nos parece fantástico e imersivo, onde se fala em progressos sociais e economias só entendidas por cálculos quânticos, que poucos compreendem, ao mesmo tempo que mísseis teleguiados poderão sobrevoar os nossos telhados e atingir alvos a sangue frio, com tamanha brutalidade. Guerras dirigidas de gabinetes, onde não se vê nem se .sente o estertor de morte, sobre terrenos onde floresciam sonhos e sorrisos. Guerra covarde de carregar no botão, de mentores politicos que nem o peito sabem mostrar, escudando as suas razões de luta por detrás de um punhado de homens que a sua honra militar assim obriga.
Nós por cá, iluminados pelo clarão dessas guerras longínquas, vamos-nos concentrando nas nossas fraquezas, procurando fortalecer a alma e respirando os bons ares que ainda nos restam.
E a Serra da Estrela, como muitas outras Serras, têm tanto para nos oferecer…! Caminhadas entre Faias e Àceres, Carvalhos e velhos Castanheiros, que nos mostram a cada passo, a beleza escondida nas encostas dos seus vales. As cores das folhas caídas, confundem-se com as que ainda vão persistindo nas alturas, tornando-se elas próprias, a paisagem que pisamos…! Um esquilo, ou outro, que se refugia por detrás do mato rasteiro, mostra-nos um pouco da sua vida selvagem actual, bem mais pacífico que de outros tempos em que os lobos uivavam, e o ladrar das raposas se fazia sentir.
E os grupos organizados por amigos, vão-se cruzando pelos caminhos, vencendo as dificuldades que as subidas e descidas vão apresentando, num convívio de sorrisos que favorece a boa disposição. A brisa fresca carregada dos cheiros da floresta, vão retemperando as forças que por vezes nos fazem parar, conversando um pouco e tirando fotografias.
O Outono está quase a findar. As neves cobrirão com o seu manto branco, todo aquele colorido maravilhoso, dificultando os acessos, tornando-se perigosos para quem esse tipo de visita não é aconselhável e não está preparado. Os ventos torna-se-hão fortes e inesperados. Chuvas e tempestades de neve que ocasionalmente aparecem, fazendo perder a beleza de uma pequena aventura. Talvez nessa altura, uma boa lareira e um bom chocolate quente, entre uma boa conversa ou leitura, seja o mais recomendado …!

Deixe um comentário