OTHELLO, O MOURO DE VENEZA

Othello, o Mouro de Veneza é uma obra criada por William Shakespeare em 1603 e apresentada como peça teatral em Londres em 1604. Foi publicada pela primeira vez em 1622.

Othello é uma personagem negra, governador de Chipre e general do exército veneziano no século XV. Veio a ser adaptado a ópera por Verdi e apresentada, pela primeira vez, no Teatro alla Scala de Milão em Fevereiro de 1887. Digamos que se transformou numa obra imortal do teatro e da ópera.

O famoso Laurence Olivier representou a peça em 1964 com a cara pintada de negro para simular o original.

Entretanto o famoso ator teatral inglês negro David Harewood desempenhou o papel de Othello em 1997 no National Theatre de Londres. Tinha, na altura cerca de 30 anos. Foi o primeiro ator negro a desempenhar esse papel.

David foi agora convidado para desempenhar o mesmo papel, quase 30 anos depois da sua primeira atuação.

David Harewood

Ficou, naturalmente, muito sensibilizado com o convite. Os produtores da peça, que será de novo exibida no National Theatre de Londres no próximo outono, acharam que ele será ainda a melhor escolha para o papel em causa. Contracenará com Toby Jones no papel de Iago e com Caitlin FitzGerald como Desdemona.

David, como se calcula, só pensa e ensaia a peça para que não lhe aconteça o mesmo que há 30 anos quando se esqueceu de uma “entrada” e foi ajudado por Simon Russel Beale que fazia o papel de Iago.

Quem puder ir a Londres ver a peça trate já de arranjar bilhete. Eu, por mim, estou bem assim.

Deixe um comentário