Os cientistas não param de nos surpreender. Um estudo levado a cabo pelo King’s College de Londres conclui que visitar uma galeria de arte e desfrutar, com calma, dos originais ali expostos pode aliviar o “stress”, reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar muito o sistema imunitário do visitante. Os investigadores mediram as respostas psicológicas de participantes enquanto observavam obras-primas de artistas renomados como Édouard Manet, Vincent Van Gogh e Paul Gauguin.
Concluíram que a arte influencia positivamente e de imediato os sistemas imunitário, hormonal e nervoso – algo que nunca tinha sido observado antes. O estudo envolveu 50 pessoas com idades entre os 18 e os 40 anos. Metade deles observaram as obras originais na Courtauld Gallery de Londres enquanto a outra metade observava cópias das mesmas obras num local afastado. Todos estavam equipados com sensores que mediam continuamente os ritmos cardíacos e a temperatura da pele durante a sessão de 20 minutos, com amostras de saliva retiradas antes e depois das visitas. Os investigadores verificaram que os níveis de “stress”, hormonas e cortisol baixaram cerca de 22% nos que observaram as obras originais enquanto que os que viram as reproduções a baixa foi apenas de 8%.
As conclusões são muito animadoras para todos os que frequentam galerias de arte onde possam ser vistos os originais das obras de arte. As melhorias dos seus estados de saúde são indiscutíveis.


Retrato daRainha Alexandra, mulher de Eduardo VII
Se tudo isto for verdade as galerias vão passar a ter muito mais frequência e os consultórios medicos passam a ter vagas muito rápidas. Não me admiraria se os próprios médicos também passassem a visitar mais as galerias de arte.
Aproveitem. È uma boa oportunidade.