A MAGIA DOS GIRASSÓIS

Segundo a História o girassol tem origem na América do Norte cerca de 1000 anos aC. A sua produção foi progressivamente aumentando ao longo dos séculos atingindo, atualmente, uma produção anual da ordem do 20 milhões de toneladas por ano.

O seu óleo e as suas sementes são muito utilizados na culinária. Esta é a parte mais material desta flor. A outra parte, talvez a mais sentimental é a que, infelizmente, aparece aqui retratada:

Guerra na Ucrânia em pleno campo de girassóis.

É bom que nos lembremos que o girassol é a flor nacional da Ucrânia e, mesmo assim, estas cenas terríveis, desencadeadas pela Rússia, não conseguem fazer esquecer a beleza destes campos. Ao longo dos anos houve a ideia de que a inflorescência do girassol se virava para o sol. Provou-se que não é verdade . A flor madura tem uma direção fixa durante todo o dia.

O girassol foi usado como símbolo do Esteticismo, movimento artístico do século XIX.

O girassol

A sua beleza e a facilidade do seu cultivo levou muitos artistas a utilizarem-na como motivos de pintura, de que talvez o mais célebre seja Van Gogh e a sua jarra de flores.

A jarra de flores de Van Gogh

Tudo isto a propósito da beleza desprezada nesta guerra sem fim à vista com que a Rússia resolveu presentear a Ucrânia. Uma guerra que já matou milhares de pessoas inocentes, homens, mulheres e crianças sem que o Sr. Putin fosse, no mínimo, beliscado pela beleza de um girassol. Só o Tribunal Penal Internacional o poderá punir por estes crimes, coisa que ele tenta ignorar. Mas, como todos os seres humanos, ele há-de morrer um dia.

Desejo que o seu féretro não leve um único girassol.

Deixe um comentário