Um amigo meu está indeciso quanto ao local onde festejar o seu casamento. Disseram-lhe que está na moda fazê-lo num barco, não muito grande, suavemente conduzido por experiente remador. Mas, mais do que isso, o que está verdadeiramente na moda é alugar por uns dias a praça de uma cidade rodeada pelos seus deslumbrantes canais.
Sugeriram-lhe Veneza mas parece que o preço para o evento é exorbitante. Só multimilionários (e poucos) se poderão dar a esse luxo. Não parece ser o problema de Jeff Bezos que, além de dono da Amazon, comprou também, em 2013, o Washington Post. Quem não apreciou muito a galhardia do Município de Veneza (que deve ter arrecadado uma soma gigantesca) em facultar o espaço ao bilionário foi a população de Veneza que se desmultiplicou em demonstrações contra o magnate e encheu a cidade de painéis jocosos e revoltados.

A este meu amigo foi-lhe sugerido ir para Aveiro. A área de Canais e os barquinhos típicos para os passeios não desmerecem dos de Veneza e o preço que a Câmara lhes pedirá será, decerto, muito mais acessível. Além de que, não esqueçamos, o nosso atual Primeiro Ministro é daquela região e isso deveria consumar-se num descontozinho suplementar de ocasião.
Todos apreciamos a genialidade dos que conseguem chegar ao topo dos milionários e nada nos move contra eles. Não nos parece, no entanto, que o excesso de exibicionismo e a exposição pública dessas monumentais fortunas sejam motivo de aplauso. Um casamento pode ser feito em Veneza, mas preservando os seus cidadãos do alardeamento saloio a que o bilionário os sujeitou. Um centena de convidados tinha cabido num dos muitos locais maravilhosos daquela cidade e tudo se teria passado com as mesmas referências jornalísticas mas, decerto, com menos parafrenálias de desagrado dos venezianos. Isto de ser muito rico não é uma coisa fácil…
Tenho a impressão que o meu amigo vai optar por Aveiro fazendo o casamento num espaço maravilhoso que lá existe. Depois dará, com certeza, uma delicioso passeio numa das suas barcarolas, já casado e com o sorriso e a benção do remador na popa da embarcação. É mais decente.
Perdoem-me esta achega…! Um acréscimo abusivo, fruto da minha admiração, por uma cidade que vi crescer, em parte, emergindo da sua tímida existência !
Aveiro, uma cidade bem arejada, onde vivi cerca de quatro anos e meio, por exigência profissional.
Falava-se muito, da América, e do Canadá ! Estilos de vida importados, com novos costumes, que nos pareciam distantes, criando outro tipo de relações e amizades. Não obstante, a industrialização rápida, que se fazia sentir nos mais vastos items, a vida continuava nos mesmos moldes de serenidade. A famosa doçaria, mostrou sempre a sua evolução e oferta de qualidade…! As barricas de Ovos Moles, bem decoradas…! Os Peixinhos, Conchas e Búzios, em Óstia, recheados dessa massa, que tradicionalmente, agradava aos visitantes mais novos ! Para outros, talvez, recordações românticas, com sabores de Lua de Mel…!
A soberba Art Noveau, de algumas das suas casas senhoriais, testemunho de outras épocas, misturavam-se com Art Déco, mais modernista, fazendo evidenciar o contrate com as construções em altura. A gentil delicadeza das suas gentes, a gastronomia, e eventuais passeios em moliceiro, são, actualmente, um atractivo colorido e peculear, da nossa diversidade nacional, tanta vez ignorada !
Bons museus, mostrando a resiliência de um povo, incluido as pescas, e a mundialmente famosa Cerâmica da Vista Alegre, dispersos entre as vastas salinas e a mastreação dos seus Lugres Bacalhoeiros, ancorados ao longo das Gafanhas…! Os conhecidos “Cisnes Brancos”, que tantas vezes, demandaram os bancos nevoentos da New Land, regressando, carregados, com os bordos a nivelarem-se com a superfície do Oceano gelado..!
Frotas, fundeadas por escassos dias, em St. John´s, por obrigação da manutenção, e algum descanso merecido, de tanta provação, dando um colorido diferente, àquela cidade portuária…!
Pequenas histórias trágico-marítimas, e emigração, que influenciaram o modo de vida desta portuguesíssima cidade, tornando-a única …!
GostarLiked by 1 person