Fiquei deslumbrado ao saber que uma jovem amiga minha, licenciada em Matemática com classificações elevadíssimas (deve saber todas as casas decimais do Pi de cor e todos os números primos de trás para a frente!…), acabou a sua tese de mestrado em Ciências Atuariais, apresentando um relatório lindo e elogiadíssimo, todo escrito em inglês, descrevendo uma criação sua para as artes em que se especializou.
Além de deslumbrado fiquei perplexo e preocupado por não saber o que são as tais Ciências Atuariais. Há muita gente que sabe, claro, fundamentalmente os oriundos das matemáticas, das economias, das estatísticas e outras artes ocultas. Mas eu não sabia e fui procurar saber. Aqui vai um resumo do que apurei para o incremento da minha escassa cultura e para a daqueles que, como eu, também não saibam (poucos se vão confessar que também não sabiam…).
A Ciência Atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.
E não se pense que a coisa é recente: o primeiro Atuário da História terá sido Domitius Ulpiames, Prefeito de Roma durante o Império Romano, considerado um dos maiores economistas do seu tempo. Foi ele quem deu os primeiros passos para o desenvolvimento do seguro de vida baseando-se no estudo dos nascimentos e mortes dos romanos. No século XVII a Inglaterra e a Holanda desenvolveram muito este conhecimento até que, no século XX, a área dos seguros fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos económicos e financeiros.
Houve outras coisas que fiquei a saber mas que não virão muito a propósito para este post. Porque o que verdadeiramente me interessa é exprimir o meu deslumbramento por esta jovem, que conheço desde pequena, ao terminar a sua tese sobre este “feitiço” com um parágrafo digno de ser consagrado nos anais da beleza virtuosa. Ora vejam:
Para além das suas classificações e aptidões especiais para esta Ciência, o que é verdadeiramente importante é percebermos que a juventude atual tem qualidades éticas, morais e pessoais que nos deixam tranquilos quanto ao futuro.
Eu não sabia o que era a Ciência Atuarial mas já sabia quem era esta minha Amiga. Por isso não tive surpresa, tive apenas um enorme encantamento.
Melhor que o trabalho científico é o agradecimento final. honra quem o escreveu !
GostarLiked by 1 person
Aprendi algo que não sabia! Obrigado..
GostarLiked by 1 person
Interessante assunto, este das Ciências Atuariais. De certeza, que é bastante útil em previsões financeiras dos governos. Ou serão igualmente utilizadas, nas contestações das oposições, afastando-se da demagogia ? Sempre a aprender…!
GostarLiked by 1 person