CIÊNCIAS ATUARIAIS

 

Fiquei deslumbrado ao saber que uma jovem amiga minha, licenciada em Matemática com classificações elevadíssimas (deve saber todas as casas decimais do Pi de cor e todos os números primos de trás para a frente!…), acabou a sua tese de mestrado em Ciências Atuariais, apresentando um relatório lindo e elogiadíssimo, todo escrito em inglês, descrevendo uma criação sua para as artes em que se especializou.

Além de deslumbrado fiquei perplexo e preocupado por não saber o que são as tais Ciências Atuariais. Há muita gente que sabe, claro, fundamentalmente os oriundos das matemáticas, das economias, das estatísticas e outras artes ocultas. Mas eu não sabia e fui procurar saber. Aqui vai um resumo do que apurei para o incremento da minha escassa cultura e para a daqueles que, como eu, também não saibam  (poucos se vão confessar que também não sabiam…).

A Ciência Atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos  das matemáticas estatística e financeira.

E não se pense que a coisa é recente:  o primeiro Atuário da História terá sido Domitius Ulpiames, Prefeito de Roma durante o Império Romano, considerado um dos maiores economistas do seu tempo. Foi ele quem deu os primeiros passos para o desenvolvimento do seguro de vida baseando-se no estudo dos nascimentos e mortes dos romanos.  No século XVII a Inglaterra e a Holanda desenvolveram muito este conhecimento até que, no século XX, a área dos seguros fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos económicos e financeiros.

Houve outras coisas que fiquei a saber mas que não virão muito a propósito para este post. Porque o que verdadeiramente me interessa é exprimir o meu deslumbramento por esta jovem, que conheço desde pequena, ao terminar a sua tese  sobre este “feitiço” com um parágrafo digno de ser consagrado nos anais da beleza virtuosa. Ora vejam:

img_0998-e1508254631380.png

Para além das suas classificações e aptidões especiais para esta Ciência,  o que é verdadeiramente importante é percebermos que a juventude atual tem qualidades éticas, morais e pessoais que nos deixam tranquilos quanto ao futuro.

Eu não sabia o que era a Ciência Atuarial mas já sabia quem era esta minha Amiga. Por isso não tive surpresa, tive apenas um enorme encantamento.

 

 

 

 

3 pensamentos sobre “CIÊNCIAS ATUARIAIS

  1. Interessante assunto, este das Ciências Atuariais. De certeza, que é bastante útil em previsões financeiras dos governos. Ou serão igualmente utilizadas, nas contestações das oposições, afastando-se da demagogia ? Sempre a aprender…!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s