A CIÊNCIA ESTÁ AÍ

 

Como sabemos,  o mundo científico está em constante movimento. As investigações avançam a ritmo alucinante e só o tempo poderá vir a dar-lhes razão ou aproveitamento prático.  Aquilo a que se chama, desde há anos, as famosas “start-ups” reunem conhecimentos importantes, atualizados e tentam  rendidibilizá-los. É aqui que surge o problema.  Nem todas as equipas de investigadores ou “start-ups”, como quiserem, conseguem arranjar os meios financeiros de investimento para garantir uma atividade sustentada a prazo continuado. Muitas já o conseguiram e estão hoje prósperas e disputadas. Outras aguardam por parceiros ou plataformas propulsoras para o desenvolvimento das suas atividades.

Talvez seja curioso passarmos os olhos por algumas dessas invenções que já se materializaram no terreno ou que estão em vias de o fazer.

MOBILIDADE NO TRANSPORTE – Um veículo com 2,50 m de largura e um pouco mais de altura foi produzido em Julho passado no Dubai. Não é ainda um veículo sem condutor  mas destina-se a ser utilizado em grandes metrópoles. Com todas as janelas de vidro, permitindo aos passageiros observar a paisagem em 360º , os viajantes poderão também ocupar compartimentos diferentes, com destinos diferentes, em unidades que se podem separar umas das outras. A modulação proposta por esta empresa (Next) pretende diversificar o número de veículos,  em função da afluência de viajantes, entre as horas de ponta e as horas mortas. Tudo comandado por uma central. A empresa está a tentar reunir os fundos necessários para desenvolvimento do projeto.

OBSERVAÇÃO AMBIENTAL POR IMAGENS DE SATÉLITES – Em cada minuto as amostras do mar de Wadden, património mundial da UNESCO, são obtidas e analisadas em portos da Holanda e da Alemanha. Mas se as imagens obtidas por satélite forem mais inteligentes, com uma precisão maior do local de observação, alguns dados, como a cor da água ou a sua transparência podem alimentar um algoritmo que permita identificar zonas mais poluídas. Este método poderá, de acordo com os seus promotores, com o auxílio das imagens de satélite, prever a produção de uma vinha ou identificar o potencial agronómico de um solo. O financiamento deste método também  está a ser negociado.

CONTROLAR EM DIRETO A CEIFA DO TRIGO –  De longe, todas as espigas de trigo parecem iguais. No entanto, numa mesma área, dependendo das zonas, a qualidade dos grãos pode variar. E é bom que o agricultor saiba disso com antecedência. Os melhores grãos, ricos em proteínas,  são vendidos mais caros  e transformam-se em pão nas nossas mesas.  Os outros podem resultar em alimentação animal bem menos valiosa. Um investigador, especialista em ótica, imaginou um instrumento portátil capaz de analisar, por meio de raios infravermelhos, em poucos segundos, a composição de um grão: a sua taxa de proteína, de óleo, de glúcidos, do seu teor de humidade. A colheita do cereal, com o conhecimento antecipado de todos estes dados, dá uma enorme vantagem ao agricultor, tanto na fase inicial de armazenagem como na fase posterior de distribuição. Este dispositivo vai ser apresentado na próxima Feira de Hanover, em Novembro.

ILUMINAÇÃO COM AJUDA DAS ONDAS – Não é novo o sistema de obtenção de energia elétrica a partir das ondas ou atividade marítima. Mas um sistema mais ágil e facilmente adaptável às costas marítimas não é nem muito novo, nem despiciendo. O primeiro sistema já foi comercializado em 2016, em Gibraltar: 8 pequenos flutuadores, com um metro de largura, amarrados ao cais, acionam, com o seu movimento, um cilindro que comprime óleo biodegradável. O sistema é completado por um acumulador, um motor hidráulico e um gerador elétrico ligado à rede elétrica.  Cada kilowatt produzido custa entre 3 e 5 cêntimos, em função da dimensão das ondas, diz o investigador. Uma equipa de 300 engenheiros trabalha desde 2009 neste projeto para que um sistema de 300 flutuadores seja instalado no porto de Manzanillo, na costa oeste do México, no primeiro semestre de 2018. Antes dos projetos já anunciados para a China e para o Chile.

ACOMPANHAR O ESTADO DE SAÚDE … NAS CASAS DE BANHO – Os japoneses são assim, imprevisíveis mas eficazes. Desde 2016 que uma centena de empregados de uma empresa de comércio internacional de Tóquio vivem uma experiência insólita. Cada vez que que utilizam as casas de banho as suas urinas são analisadas depois de captadas para um recipiente adequado. Os resultados são-lhes transmitidos por uma aplicação móvel. De momento o sistema analisa a acidez da urina, o seu volume e o seu fluxo. Mas a empresa já anuncia, para os próximos meses, a possibilidade de acompanhar mais 17 indicadores tais como, taxas de glicose, albumina e de leucócitos que permitirão, por exemplo, detetar um diabético ou uma doença renal.  E esta?…

O COMPUTADOR QUÂNTICO – Ia-me esquecendo deste… O computador quântico revoluciona a  informática tal como hoje a conhecemos. Enquanto que o sistema clássico executa os cálculos a grande velocidade mas com os bons velhos métodos inventados pelos humanos, o seu homólogo quântico realiza, em simultâneo, todo o conjunto dessas operações. O seu potencial é incalculável… Mas isto é bom para os grandes sábios destas artes “ocultas”…

 

Bom, há muitos outros exemplos interessantes mas, neste texto, apenas me socorri do artigo de Laure Belot ao anunciar a competição internacional para empreendedores, “Hello Tomorrow”, a ter lugar em Paris de 26 a 27 de Outubro.  Não há dúvida que o nosso mundo não pára. A Ciência e a Investigação são as armas essenciais para as lutas que se aproximam. Ainda bem que, entre nós, se está apostar nessas vertentes. É por aí que também o nosso país pode ser muito grande.

2 pensamentos sobre “A CIÊNCIA ESTÁ AÍ

  1. É verdade…! A evolução da ciência e da tecnologia, não para ! Depois de ler este artigo, fiquei a pensar, como tanta coisa evoluiu durante as nossas vidas, As mudanças de hábitos, criadas pelo aparecimento de tanta invenção e de tanta melhoria de vida. Desde a aviação, à máquina de lavar roupa, ao computador e ao telemóvel. Hoje, ninguém pensaria conseguir viver sem estas coisas tão banais. A ciência, que avançou ao ponto de se poder fazer transplantes de coração, de rins e medula óssea. Tudo, num mundo que ainda no tempo da minha juventude, uma operação à apendicite, era um drama de faca e alguidar. Um mundo maravilhoso, quando tudo se reflete positivamente, na vida das pessoas…! Visitei várias Feiras Industriais e sempre que de lá saía, sentia que muita coisa estaria para mudar. Era a evolução e a mecanização da Indústria, da Agricultura e até do Comércio. A robotização, que assusta tanta gente, com a preocupação de uma ameaça aos seus empregos e ao seu futuro. Tudo alcançou uma evolução tal, que nos deixam pasmados, quase que incrédulos.
    A evolução do comércio, com a informática a substituir o tradicional relacionamento com os clientes, a dar-nos a localização, minuto a minuto, do percurso de uma mercadoria, desde o fabricante, até que chegue ao seu destino. A Agricultura mecanizada, que substitui centenas de trabalhadores, sempre que a orografia do terreno o permita. Seria fastidioso enumerar tantos assuntos. Estou em querer, que devido a uma concorrência igualmente evoluída, tudo se conjuga no esforço de tornar os produtos mais acessíveis às populações. que por sua vez se vêem a caminhar para empregos de menor interesse económico.
    E com tudo isto, uma nova elite tecnológica, entra no firmamento, como estrelas de maior luminosidade. E são tantas as estrelas que já brilham, na medicina, na física, na química. e noutros sectores, como a aeronáutica, a mecânica e a electrónica, que novas grandes constelações estarão para se formar…!
    Um assunto, que não podemos nunca, dar por terminado ! E este blog, tem tido tanto para nos estimular os apetites de conversar. Desta vez, fiquei a pensar e recordar, com a ternura própria de um ser humano, que começa a sentir-se desgastado, como era bom ver cozer o pão, nos fornos das nossas aldeias…!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s