OS 4 ÉFES DO ESTADO NOVO

OS 4 ÉFES DO ESTADO NOVO

Há dias em conversa com um antigo camarada de armas do 1º ciclo do Curso de Oficiais Milicianos ( que fizemos em 1957 ) com quem por vezes me encontro para falar de coisas do passado e do presente, abordámos o assunto das agressões a futebolistas e técnicos do Sporting Clube de Portugal.
Lembrámo-nos que no tempo do Estado Novo ( que na minha opinião morreu velho e caquético em 25 de Abril de 1974 ) se dizia que as autoridades, para distrair o povo do seu dia a dia triste e sem grande esperança, da sua falta de liberdade, dos seus reduzidos salários, fomentavam os 3 Éfes.
O que eram os 3 Éfes ? Os 3 Éfes eram o Futebol, o Fado e Fátima.
Aí, de repente, parámos a recordação desses tempos e reparámos que na realidade nunca o futebol tomou conta da atenção das pessoas, dos meios de comunicação, dos políticos e até dos investidores como hoje em dia!
E que nunca o fado tinha conhecido tanta respeitabilidade doméstica, tanta aceitação pelos estrangeiros, tanta expansão mundial, como nos tempos que correm!
E que nunca o Santuário de Fátima tinha recebido tantos visitantes diariamente e tantos peregrinos nas datas de celebração das aparições como presentemente, em pleno estado laico!
Então como é possível continuar a afirmar que o Estado Novo promovia os tais 3 Éfes se hoje, no nosso estado democrático e de direito, as actividades relativas àqueles éfes se multiplicaram não sei quantas vezes em relação ao que eram antes do 25 de Abril de 1974?
Em face desta realidade, não deixámos de concluir que na verdade, com a sua índole autoritária e repressiva, o Estado Novo não promovia os 3 Éfes, mas outrossim os reprimia!!!
Mas o título do texto que , atrevo-me a dizer, é uma descoberta político-sociológica que certamente virá a alterar o modo como se encara o antigo regime, fala em 4 Éfes. Afinal qual era o 4º Éfe ? Existiu ou não ?
Ah! O 4º Éfe existiu mesmo mas vou deixar-vos descobrir o que era. Dou apenas uma pista : aplicava-se ao povo…

Lisboa, 21 de Maio de 2018

2 pensamentos sobre “OS 4 ÉFES DO ESTADO NOVO

  1. Interessante observação sobre os 4 Efes. De facto, os 4 Efes existiram, e o mais curioso é que eles continuam a existir na mente dos portugueses…! Se analisarmos os noticiários mais evidentes das televisões, e de quase toda a comunicação social, eles aparecem repetidamente, de forma sofisticada, atirando para trás, outros assuntos talvez bem mais preocupantes. Será por acaso ? Penso que não…! Apenas tenho dúvidas sobre o tal 4º Efe, que se mantém igualzinho ao do passado, sem perspectivas de ser trocado pelo Efe de Felicidade…!

    Gostar

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s