PALAVRAS DUM TREINADOR SOBRE FUTEBOL

O futebol profissional como espectáculo desportivo deveria ser uma fonte de entretenimento sadio, capaz de trazer alegrias aos seus apreciadores e, ao mesmo tempo, uma demonstração de superação e valorização pessoal dos seus praticantes, de fairplay na vitória ou na derrota, de compreensão da falibilidade dos árbitros sem assacar logo o libelo que “foi de propósito”, de comportamento exemplar e educativo dos seus dirigentes, dos jornalistas que sobre ele escrevem todos os dias, dos comentadores que nos aparecem nas pantalhas da televisão.

Infelizmente são muitos os casos de que temos conhecimento, que negam estes ideais e que constituem um mau exemplo para os inúmeros jovens que se sentem atraídos pelo futebol : agressões nos estádios e fora dos estádios, insultos aos árbitros, violência verbal nos debates televisivos, dirigentes punidos pelo conselho disciplinar da federação, processos a correr nos tribunais, etc.

Por isso foi com muita satisfação que tomei conhecimento das palavras do treinador do Benfica, Sr. Bruno Lage, proferidas junto à estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa, na celebração de mais campeonato da liga de futebol conquistado pelo Benfica.

Começou por dizer :

É só para avisar que ninguém vai para casa ser deixar a praça limpa !

E depois disse também

Que este título, que esta reconquista, que este campeonato que estava perdido, seja também a forma de nós começarmos a dar mérito a quem ganha, e tem de partir de nós agora, a partir do nosso exemplo, começarmos a olhar para os nossos adversários e quando eles ganharem, também lhes dar mérito, porque só assim é que, quando nós ganhamos, eles nos vão começar a dar mérito.”

Mas de seguida, o treinador  aproveitou para lembrar que

“O futebol é apenas o futebol”, que “há coisas mais importantes na nossa sociedade e no nosso país pelas quais temos de lutar” e que “se as pessoas se unirem, se tiverem a força, se tiverem a exigência que têm no futebol noutros aspetos de Portugal, na nossa economia, na nossa saúde, na nossa educação, nós vamos ser um país melhor.

Palavras dum verdadeiro cidadão, ditas na altura mais oportuna.

Será possível que o  Sr. Bruno Lage consiga regenerar o futebol português ?

 

Lisboa, 19 de Maio de 2019

 

 

 

 

 

 

 

Um pensamento sobre “PALAVRAS DUM TREINADOR SOBRE FUTEBOL

  1. Seria ótimo se o conseguisse ! Gostei imenso do artigo : muito bem escrito, duma simplicidade que seduz ler . Bravo amigo Frederico . Um abraço do Corvo.

    Gostar

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s