Lisboa Belém Open

Deixem-me hoje falar um pouco de Desporto, de história desportiva, de um Clube e de muitas Amizades.
Está a realizar-se, desde a semana passada, nas instalações do CIF-Clube Internacional de Football, no Restelo, um torneio de ténis com uma excelente organização, designado por Lisboa Belém Open. É talvez a maior experiência organizativa nesta modalidade de um grande profissional e empresário de ténis que conheci, muito jovem, nos finais da década de 70, início da década de 80 do século passado, quando os ventos do destino me envolveram na gestão daquele grande Clube. Essa minha aventura ligou-me para sempre ao CIF, permitiu-me conhecer a sua história deslumbrante e fazer amizades que ainda hoje mantenho.
Como calcularão conheço a história do CIF de trás para a frente e da frente para trás. Se consultarem o lugar na internet do Clube ficarão a conhecer o que, por vezes, não nos ocorre saber. Farei um pequeno resumo da história do CIF dizendo que foi criado, oficialmente, em 1902, embora a sua existência já se tivesse consumado uns poucos anos antes. Sempre manteve o seu lema de “Praticar o Desporto pelo Desporto” não integrando modalidades ou equipas profissionais.
Curiosamente o CIF foi criado pelos introdutores do futebol em Portugal (daí a razão do seu nome) para desenvolver depois outras atividades, como o atletismo, o ténis, o tiro, o basquetebol feminino, o badminton e, mais atualmente, o corfebol e o padel. O CIF foi a primeira equipa de futebol portuguesa a atuar no estrangeiro, tendo jogado no Hipódromo da Castelhana, frente ao Madrid Foot-Ball Club, o atual Real Madrid, no dia 5 de janeiro de 1907, com uma vitória por 2-0.
É também dessa época a conquista da Taça D. Carlos que se encontra, presentemente, na sua Sala de Troféus.
Apontamentos de outras modalidades aparecem também registadas no seu palmarés mas a sua descontinuidade leva-me a sugerir que consultem, com atenção, a sua história detalhada.
Teve modalidades e atletas olímpicos e, por essa razão, foi já contemplado com o Troféu Olímpico, pelo Comité Olímpico de Portugal.
Com esta pequena resenha desejo apenas espicaçar a vossa curiosidade para passarem a conhecer melhor o Clube talvez com uma das instalações mais cativantes da Europa
Pois é neste Clube que o tal jovem profissional e empresário de quem vos falei no início, está a levar a cabo este excelente Open Lisboa Belém. Esse jovem tem agora mais 37 anos do que quando o conheci, e o Clube lhe deu a oportunidade de se candidatar às missões de ténis de que o CIF tanto carecia. A sua competência, a sua honestidade e a de toda a sua equipa, a sua lhaneza de relações, fizeram dele e da sua organização os parceiros indispensáveis para esta sua grande aventura neste grande Clube.
A Câmara Municipal de Lisboa (Capital Europeia do Desporto em 2021), a Freguesia de Belém, a Federação Portuguesa de Ténis apoiam esta excelente organização, para além de muitos “sponsors” que viabilizam também as necessidades financeiras de um torneio deste tipo.
Não é, pois, demais chamar a vossa atenção para que façam uma visita ao Clube e apreciem alguns grandes nomes deste torneio. Acaba no dia 18 de Junho e vale a pena. Temos em Portugal, Clubes, organizações desportivas e profissionais que merecem que os conheçamos. Não é por Portugal estar na moda, mas é por toda esta gente que faz a moda de Portugal. Vão ao CIF!

3 pensamentos sobre “Lisboa Belém Open

  1. Uma iniciativa de grande mérito, que é o de fazer renascer aquilo que nunca chegou a morrer, pela abnegação de quem gosta e se dedica ao verdadeiro desporto. Apenas tem andado na penumbra e nunca sob a luz dos holofotes da comunicação social. Aqui, talvez não seja descabido lembrar o lema ” Praticar o Desporto pelo Desporto “, uma ideia estranha para alguns . Uma história única, que tem de ser divulgada, porque a palavra Desporto ainda mantém o mesmo significado. Eu, pouco sabia e fiquei com a curiosidade de querer saber mais…! Bem haja…!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s