Hoje, com a vossa condescendência, falo um pouco de enfermagem.
Revejo o voltejar de batas brancas, espalhando sorrisos, derramando bondade, instilando confiança.
Gostamos que elas se aproximem e nos tranquilizem. As dores que nos provocam, para nosso bem, não são dores que nos doam, são dores que nos consolam, nos animam e nos dizem que amanhã tudo passará. Os médicos avaliam-nos, pesquisam-nos, diagnosticam e orientam a cura. As enfermeiras (ou enfermeiros) concretizam-na, humanizam-na, dão-nos fé.
A Dama da Lâmpada, Florence Nightingale, nascida em Florença em 1820 e falecida em Londres em 1910, foi distinguida com a Ordem de Mérito Britânica depois de ter sido a grande executante e promotora da enfermagem, com especial relevo na Guerra da Crimeia. Lançou as bases profissionais desta atividade criando a sua primeira escola no Hospital de St Thomas, em Londres.
É ao abrigo da Lâmpada, que muito utilizou para iluminar os tratamentos de feridos durante a noite, que os novos enfermeiros pronunciam o seu juramento: “Comprometo-me solenemente a exercer fielmente a minha profissão com lealdade e a dedicar-me ao bem-estar de quem for confiado aos meus cuidados “.
Já perceberam a razão do meu texto de hoje. Desculpem-me, mas tenho uma neta que faz amanhã o seu juramento. Mas, para além do juramento, acredito nela. Conheço-a e sei que vai ser, para mim, a enfermeira mais maravilhosa do mundo.
CARO AMIGO
Muitos parabéns ao Avô e à Neta. A enfermagem é uma das mais nobres profissões que se pode ter.
Abraço
Frederico
GostarLiked by 1 person
Sem dúvida, uma profissão nobre, que merece todo o carinho da população, pela proximidade, pela assistência sempre presente e o modo humanizado, como o paciente é tratado nos dias de hoje. Nos últimos tempos, tenho tido um contacto fora do normal com os serviços hospitalares, acompanhando amigos e familiares. As idades não perdoam, e os achaques multiplicam-se, com o recurso a estes serviços. E é aqui que quero chegar…! Tenho verificado, como os pacientes, mais ou menos idosos, têm sido tratados, com o profissionalismo, a bondade e a qualidade de atendimento. De facto, estamos a viver uma nova época, onde a assistência à saúde, se tornou ainda mais encorajadora na cura das maleitas, ( lá se vão os cálculos do Orçamento Geral do Estado ) mais ou menos sazonais ou mais ou menos crónicas. Se bem que os profissionais mais velhos, sempre se mostraram responsáveis no atendimento e no tratamento, estas novas fornadas de enfermeiros, trazem, além de conhecimentos mais profundos, como é evidente, mas também uma nova mentalidade,( recuso-me a falar, aqui ,das greves parciais ou totais ) de boa vontade e abertura, tão característica da sua própria juventude. E para finalizar, o amigo Manuel José, é um sortudo, pelo privilégio (oxalá nunca venha a necessitar ) de poder ter uma Dama da Lâmpada à cabeceira, que além de todas estas características enunciadas, até será a sua enfermeira mais maravilhosa do mundo…! Há pessoas com muita sorte…!
GostarLiked by 1 person