Os Vintes de Setembro

Escrevo hoje, 20 de Setembro, o 80º texto deste meu blogue “Velhos São os Trapos”. Tudo começou, por brincadeira e com expectativa, no dia 16 de Março deste ano. Não se pode dizer que a produtividade tenha sido baixa. Tenho-o feito com gosto, por impulso muitas vezes, sabendo que os interesses por esses textos são muito variáveis. Mas o que verdadeiramente me encantou foi a adesão e a ajuda de muitos familiares, amigos e conhecidos a este pequeno projeto. Alguns escrevem comentários, sempre deliciosos, outros limitam-se a ler e, por vezes, a comentar por e-mail. De acordo com as estatísticas do “Word Press” já me visitaram 1177 pessoas com 4584 visualizações. O texto com mais audiência obteve 212 visualizações. Não é mau, estou contente. Quando e se chegar aos 100 textos publicados haverá uma comemoração especial. Preparem-se…

Mas, por hoje, neste mês de Setembro (que já sabem ser um dos meus preferidos) resolvi falar um pouco de aniversários neste dia 20. E embora nunca saibamos bem o que se passou neste nosso dia, posso elencar meia dúzia de casos depois de uma rápida investigação.
Há 741 anos (em 1276) foi entronizado como Papa João XXI o português Pedro Hispano, em Viterbo, na Catedral de S. Lourenço.
Há 147 anos (em 1870) completou-se a unificação de Itália.
Há 71 anos (em 1946) teve lugar a primeira edição do Festival de Cannes.
Há 38 anos (em 1979) em Portugal as mulheres passaram a ter a garantia legal de igualdade de oportunidades e de tratamento no trabalho e no emprego.
Há 23 anos (em 1994) Sophia de Mello Breyner Andresen foi distinguida com o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.
Tudo isto a 20 de Setembro é obra!

Ah, e já agora, fazem hoje anos a Sophia Loren (em muito bom estado…), o meu barbeiro e amigo Ilídio de quem sou cliente desde 1956 e que nasceu exatamente no mesmo dia que eu e à mesma hora (segundo os nossos relatos). Sim, porque eu também faço anos hoje! E é giro!… Ainda talvez encontre outras pessoas que tenham nascido também neste dia, para podermos celebrar em conjunto os muitos textos deste blogue que ainda tenciono escrever.

Parabéns a todos!

3 pensamentos sobre “Os Vintes de Setembro

  1. Fazer anos a uma quarta feira ? Mais 24 horas e era em cheio. Então já poderia seguir a ladainha de João de Deus e dedicar-lhe um pouco de sua poesia. Mas, antecipando apenas algumas horas, aqui vai um resumo, com o pedido de mil perdões ao autor, pelo plágio.

    Com que então, caiu na asneira
    De fazer anos a uma quarta feira ?
    ………..
    Não faça tal, porque os anos
    Que nos trazem ? Desenganos
    Que fazem a gente velho.
    Faça outra coisa, que em suma
    Não fazer coisa nenhuma,
    Também não lhe aconselho.

    Mas anos, não caia nessa !
    Olhe que a gente começa
    Às vezes por brincadeira
    Mas depois que se habitua
    Já não tem vontade sua
    E fá-los, quer queira ou não queira.

    E quer queira ou não queira, faça muitos, com a sua habitual boa disposição, porque esta coisa de fazer anos é muito bom, com os familiares e amigos…!

    Liked by 1 person

  2. CARO AMIGO
    Muitos parabéns pelo aniversário e muitas felicidades.
    Muitos parabéns pela tua actividade “bloguista” cujos textos leio sempre com muito interesse. E a produção é de facto excelente.
    Ler e escrever nas nossas idades ( e em todas na verdade ) ajudam a conservar a saúde mental.
    Grande abraço
    Frederico

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s