Farinata – A solução para a fome

Há dias em que fico com os olhos tão pisados depois de ler um jornal, que me dá a ideia, só a ideia, de ter apanhado um tabefe no frontispício, como os alguns poucos que apanhei em garoto.

Ao ler uma crónica de um jornalista do Diário de Notícias, que aprecio muito, fiquei de tal forma impressionado com esta coisa de Farinata, que decidi ler em diagonal e passar à frente, à procura de melhores notícias. Mas, a minha consciência ficou de tal forma conturbada, que decidi voltar atrás, não fosse eu ter compreendido mal.

Este assunto, tem origem no Brasil, mais propriamente de uma sugestão do Presidente da Câmara de S. Paulo, pretendendo resolver o problema da fome no Brasil, com a distribuição de uma Ração Humana…! Se eu entendi bem o que li naquela crónica, tratava-se de uma Ração para Gente e não uma Ração para Cães e Gatos. Tudo muito bem confeccionado em Papa. Tudo em papa, porque aquela história de feijão preto, guisado com carne seca e farofas, a acompanhar a picanha, é agora coisa para português ver.

O curioso disto tudo, é que até gosto de papas. Quem conhece bem o Minho, até vai lembrar-se da Papa Laberça, que é uma sopa forte, de couve penca ou berças, bem migadinha e engrossada com farinha de milho. Ou a Papa de Sarrabulho, que é de chorar por mais, ou talvez ainda uma Papa de Abóbora adoçada com açúcar, para sobremesa. Mas esta coisa de Ração Humana, sinceramente, chocou-me profundamente. Só de quem não sabe do que está a falar…!

Mas ainda sobre a Farinata, fico com o receio de aparecer por aí, um qualquer publicitário, a lançar a moda com um daqueles slogans televisivos :

Perdeu o apetite ? Coma Ração em Lata ! Um bom acepipe ? Só com Farinata !

Meu Deus…! Ao que chegámos…!  Bom feriado !

3 pensamentos sobre “Farinata – A solução para a fome

    • E bem verdade, o que diz ! Nós por cá, ainda vamos tendo a Sopa dos Pobres, que não sei se será assim, mas penso que ainda vamos dando umas postas de bacalhau, mesmo que desfiado, para chegar para todos. E ainda me lembro da célebre Farinha 33, que criava a força de um Hercules, aos já debilitados velhinhos, como reforço de um pequeno almoço ainda que magro…! De tudo isto, o que me chocou, foi a Ração Humana para matar a fome, pela forma como foi descrita pela comunicação social brasileira, em contraste perfeito, com o que hoje foi noticiado, pela visita do nosso Presidente da Republica, dispensando todo o carinho aos Sem Abrigo…! De qualquer forma, ainda muito se vai fazendo pelo país fora, através das Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, com a distribuição de refeições, pelas casas mais pobres, onde residem pessoas idosas sem qualquer outra ajuda. De facto, aquele Brasil ,de tantos Estádios de futebol às moscas ( como alguns dos nossos ), não é um exemplo, para um mundo socialmente moderno, como parece estarmos de acordo…!.

      Gostar

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s