O Mundo visto das Nuvens – 2

É estranho, esta coisa de andar nas nuvens, ao sabor do vento, sem podermos mudar o rumo  da vida terrena. Mas, parece-me que este mundo optou por esta forma de mobilidade pouco realista, talvez mesmo sem sair de casa ou até mesmo sem sair dos seus gabinetes de trabalho. E dito assim, até parece que bem lá por cima das nossas cabeças, transitam umas quantas alminhas, que não sabem bem o que se passa cá por baixo, embora a Comunicação Social alerte, por vezes, para casos bizarros, da nossa pacatez de vida.

Não fora estes pequenos desabafos, que sem eles, continuaríamos a viver comprimidos entre os nossos pensamentos, haveria um dia em que explodiríamos ao ver tanta desumanidade, tanta ignorância e tanto desinteresse, por aquilo que supúnhamos ser a mais elementar forma de viver neste nosso mundo.

Pois bem…! Voando baixinho, sentado no maple do costume, ao ver o programa Linha da Frente, creio que o episódio 37,  fiquei estarrecido com o assunto do Forte de Santo António da Barra, no Estoril…!  Tive uma certa dificuldade em acreditar prontamente…! A degradação e o abandono, é total. Se é que a palavra total, poderá dizer destruição, vandalismo, conspurcação, ignorância…! Um forte com história, começado a construir por ordens de Filipe I e ampliado por D.João IV em 1643, para melhor defesa da Barra. Um monumento que ficou mais conhecido, por ter sido palco da queda de Salazar, aquando do seu ultimo gozo de férias.

Ainda um outro caso, igualmente chocante…! O Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, em Odivelas. Um Município novo, que pertenceu ao Concelho de Loures e lhe ficaria bem ser um pouco mais ávido, quanto aos valores históricos que lhes pertence. Ali repousa El Rei D. Dinis…!  Um túmulo igualmente mal tratado e abandonado até há pouco tempo, sem que ninguém com cultura apropriada, tivesse sabido dar ordens para a sua preservação, longe do vandalismo.

Mas esta viagem maldita, no meio das brumas que nos escondiam as verdades terrenas, não podia terminar sem nos mostrar a desgraça em que caiu o Palácio da Comenda, na Arrábida. O abandono e o vandalismo, apaga todo o seu historial, incluindo a estadia de Jackie Kennedy e de seus filhos, após o atentado a John Kennedy…!

Mais avoluma a revolta, quando sabemos que em contrapartida, na longínqua Goa, o Arco dos Vice-Reis e outros monumentos construídos pelos nossos antepassados, se mantém inteligentemente preservados, contando a nossa passagem por aqueles sítios, como motivo histórico, cada vez mais apetecível por um turismo de qualidade.

 

 

 

 

3 pensamentos sobre “O Mundo visto das Nuvens – 2

  1. CARO RUI
    E esses desamparos são às portas de Lisboa ! Quase se podem ver do Terreiro do Paço !
    O problema orçamental é o eterno problema. Mas como quase tudo na vida, é uma questão de prioridades. não se pode fazer tudo ao mesmo tempo, mas um plano bem feito permitiria ir sistematicamente resolvendo os problemas. Estes e outros.

    Liked by 1 person

  2. Excelente texto que põe em contraste uma visão ideal, quase mitológica, do que todos desejaríamos que se passasse, com a bruta realidade terrena do que é menosprezado e inexplicavelmente abandonado. Claro que há explicações, as explicações de sempre: os orçamentos e a falta de meios para acorrer a todas as desgraças que se encontram país fora. Mas o mais importante seria dizerem-nos que há uma lista de todas essas situações, estabelecerem um grau de prioridades e, desfazendo a terrível burocracia, começar por uma ponta e acabar por outra. Não nos importamos de esperar mas era bom que quem está nas nuvens acorde e assista à realidade. Estamos fartos de senhores importantes que apresentam desculpas e não fazem nada.

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s