ANTÓNIO GUTERRES

Hoje 19-02-2018, o Eng. António Guterres, ex-Primeiro Ministro de Portugal e ex Presidente da ACNUR e actual Secretário Geral das Nações Unidas foi homenageado com o grau de doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa.
Nada mais justo e mais merecido, pela sua dedicação às causas da Humanidade.
Como 1º Ministro que foi de Portugal, o fundamento da sua ideologia era o de ajudar os que mais necessitavam. Daí a criação do Rendimento Mínimo Garantido
( que hoje continua a existir sob o nome de Rendimento Social de Inserção ).
Não vou continuar o elogio de António Guterres, pois não conseguiria dizer tudo o que há para dizer, mas vou transcrever uma breve nota que em tempos publiquei no Face Book .

ESCRITOS NO FACE BOOK
8/7/2016
Um ponto de partida dois destinos.
António Guterres e Durão Barroso são contemporâneos e ambos foram Primeiros Ministros de Portugal. Depois seguiram carreiras diversas : AG na ONU para minorar o sofrimento dos refugiados e agora para tentar a eleição como Secretário Geral ; DB na política para terminar na banca – e que banca, nem mais nem menos que Goldman & Sachs ( leia-se saques ).
Terei sempre muito orgulho em dizer que sou compatriota de António Guterres mas não terei orgulho nenhum ( antes pelo contrário) em admitir que sou compatriota de Durão Barroso.
Aliás, na minha opinião e se calhar de muitas pessoas, a contratação de DB para presidente não executivo do G & S teve apenas como objectivo usar os seus conhecimentos para impedir qualquer legislação que possa perturbar a vida do banco.

Só para recordação, em publicações posteriores reproduzirei textos escritos após a demissão de António Guterres de Primeiro Minnistro

2 pensamentos sobre “ANTÓNIO GUTERRES

  1. Por vezes, perdemos tempo com assuntos de menor importância, apenas para passar o tempo ou para desanuviar o espírito, sem pensarmos que outros assuntos, bem mais importantes e mais dignos, nos vão passando ao lado, até ao esquecendo. E hoje, fiquei bastante satisfeito por saber que um nosso antigo primeiro ministro, Eng. António Guterres, tinha sido homenageado com toda a pompa e circunstância pela Universidade de Lisboa. Lamentavelmente, a nossa comunicação social, sempre à procura de cavalos magros nos quintais dos outros, para saciar a sua falta de visão política e de justiça, ainda não tinha tido essa ” ousadia “, fazendo face à maledicência contínua, de que a nossa sociedade política enferma. Um Bem Haja, ao nosso colega de Blog, Eng. Frederico Fonseca Santos, pelas suas palavras, em favor de uma verdade que nos deve envaidecer como portugueses…! É bom sabermos, que nem todos andam por aí…!

    Gostar

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s