RELEMBRAR TEXTOS PASSADOS

Nesta época de reflexão para muitos dos nossos familiares, amigos, acompanhantes deste blogue achei apropriado não os maçar com escritos ou histórias que, embora sempre abundantes, não lhes iria merecer, decerto, atenção nem interesse na época pascal que atravessamos.

Resolvi, no entanto, antes de lhes enviar os votos da estação, relembrar alguns textos que foram inseridos neste blogue (já foram escritos 158 conteúdos desde  a sua criação) e que poderiam prognosticar alguma coisa que pudesse vir a acontecer ou perceber se já teriam sido tomadas medidas para as preocupações, na altura, suscitadas. Vamos inventariar alguns deles e relembrar se alguma coisa se terá passado sobre esses temas. É um mero exercício de revisão de matéria falada para que nos apercebamos que, na maior parte dos casos, nada mudou relativamente ao que desejámos ou aspirámos. Ora vejamos.

11/2/18 – Um Elefante no Estúdio – Programa do Expresso da Meia Noite sobre os tremendos dislates do futebol. Nada aconteceu para melhorar a situação, claro.

17/1/18 – Peripécias do Olimpismo –  Texto sobre as atribulações e irregularidades praticadas no seio do Movimento Olímpico. Nada se modificou.

3/12/17 – Energia Azul – Texto sobre as investigações em curso para obtenção de energia a partir da água. Os estudos continuam,  embora sempre em confronto com os interesses mundiais das tradicionais formas de energia.

12/11/17 – Desporto – 2 Apontamentos – Onde se falava do “desnecessário excesso” de “informação desportiva”. Nada mudou nem mudará tão depressa. Os interesses em jogo continuam o seu domínio absoluto.

30/10/17 – Cartas do Futuro (1983) – Falava-se de movimentos separatistas, em especial do que se está a passar na Catalunha. Nada se resolveu ainda, a confusão continua.

16/10/17 – Táticas Terroristas II – Falava-se pela segunda vez dos incêndios de 2017 e perguntava-se quem eram e onde estavam os ignidores desses incêndios. Há relatórios, há medidas tomadas, há contraponto às medidas tomadas. Dos ignidores (pessoas…) nada se diz.

7/9/17 – Vergonha Olímpica – Falava-se da prisão dos principais responsáveis pela organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, das redes de corrupção na altura denunciadas por instituições internacionais. Essa gente não deve estar bem mas o Comité Olímpico Internacional, com a sua enraizada sabedoria, tem sabido lançar o manto diáfano do esquecimento para cima desses interesses. Ficará tudo na mesma?

22/5/17 – Deslocados – Falava-se no horror das migrações à escala mundial, dos refugiados e perseguidos por todo o mundo. Esperava-se que o mundo fizesse qualquer coisa. Parece que não, as coisas continuam aterradoras.

Chega de tantos incumprimentos. Não é agradável esta revisão mas, pelo menos, relembramos coisas que foram ditas e que nos merecem, talvez, uma segunda leitura. Poderemos influenciar? Não, mas é bom que estas realidades não sejam esquecidas. Há sempre gente que ouve,  “há sempre alguém que diz não”.

Votos de Boa Páscoa para todos os nossos amigos!

 

Um pensamento sobre “RELEMBRAR TEXTOS PASSADOS

  1. Caro Manuel José, os nossos desabafos, as nossas denúncias, a nossa indignação, o nosso repúdio, não têm o poder de mudar o rumo dos acontecimentos, mas por respeito por nós próprios,pelos nossos familiares, pelos nossos concidadãos não podemos deixar de o fazer. Não podemos deixar que alguém pense que somos coniventes com o que se passa , e que não manifestamos a nossa discordância.

    Liked by 2 people

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s