ELEGÂNCIA DE PRESIDENTE

 

Falamos e escrevemos muitas vezes sobre Presidentes de diversos países por razões que se prendem com os seus desempenhos mais notáveis ou, também não poucas vezes, pelos disparates que dizem ou fazem. É agradável podermos falar também do nosso Presidente da República, principalmente quando pensamos que o seu desempenho é merecedor de elogio incontestável. Não vou transformar este pequeno documento numa declaração política, vou apenas satisfazer o meu “ego” com um elogio que julgo merecido num tema que, embora breve, distingue os homens.

Socorro-me das notícias da imprensa e do rápido noticiário da televisão nos quais o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa respondeu, de forma elegantíssima (em minha opinião), a uma crítica inopinada e sem propósito do ex-Presidente Cavaco Silva.  Cavaco Silva comentou, publicamente, que a não recondução da Procuradora Joana Marques Vidal era “algo de muito estranho, estranhíssimo,  tendo em conta a forma competente e o contributo decisivo que Joana Marques Vidal deu para a credibilidade do Ministério Público. E acrescentou que é a decisão mais estranha do mandato da geringonça”.

Marcelo emendou-o: “Quem nomeia a Procuradora são os Presidentes, não são os governos. É uma decisão dos Presidentes. A nomeação da Procuradora foi minha e de mais ninguém. Portanto, o que o Presidente Cavaco Silva, no fundo,  disse,  é que seria a mais estranha decisão do meu mandato.” Afirmando que não comenta ex-Presidentes sugeriu, no entanto, que Cavaco não tinha tido sentido de estado.  “Perante isso, tenho sempre o mesmo comprtamento. Entendo que, desde que tenho estas funções, não devo comentar nem ex-presidentes, nem amanhã quando deixar de o ser, futuros presidentes. Por uma questão de cortesia e de sentido de estado. Por uma questão de cortesia, bom senso, de educação, mas sobretudo pelo respeito pela função presidencial e pelo prestígio da democracia” .

Pouco importa se eu próprio votei ou não em Marcelo Rebelo de Sousa mas, perante esta atitude, não posso deixar de enaltecer a enorme elegância da resposta dada e o benefício que tal posição traz para o país e para as instituições. É bom que Portugal se possa afirmar de forma arrojada, persistente, atrevida e audaciosa, mas elegante, em todos os areópagos onde  os países dizem de sua justiça.  É desta forma que se aumenta o nosso prestígio e se defende a nossa posição no mundo. Muito bem!

 

 

2 pensamentos sobre “ELEGÂNCIA DE PRESIDENTE

  1. MEUS CAROS
    Sobre o mesmo assunto, transcrevo uma publicação minha no Facebook

    PUBLICADO NO FACEBOOK EM 29/09/2018

    A propósito da não recondução da PGR Joana Marques Vidal e da nomeação duma nova Procuradora, o ex- Presidente da República, Sr. Cavaco Silva pronunciou-se duma maneira que obrigou o actual PR a pôr os pontos nos ii . Não vou repetir o que veio nas notícias, mas não posso deixar de pensar o seguinte :
    – O actual PR, Senhor Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa é uma pessoa muito instruída e muito educada
    – O ex PR, Senhor Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva é uma pessoa muito instruída

    Depois da publicação as TVs noticiaram que na inauguração da nova Faculdade de Economia e Gestão, em Carcavelos, o Sr. Cavaco Silva abandonou a cerimónia logo que o PR chegou, e depois de cumprimentado por este. O que veio confirmar o que pensei

    Liked by 1 person

  2. Inteiramente de acordo…! Portugal, na sua diversidade civilizacional, tem vindo a demonstrar ao mundo, uma belíssima cultura democrática, não obstante o isolamento e a impreparação em que sempre viveu. O carinho e o respeito demonstrado pelo povo, junto de Marcelo Rebelo de Sousa, é a prova disso mesmo, mesmo sabendo de que quadrante político veio…!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s