#METOO no ZOO?

A Natureza tem muito para nos explicar. A despeito de todas as investigações e avanços tecnológicos as mentes, mais ou menos evoluidas, têm reações quase  inexplicáveis mas que os entendidos irão tentar perceber e interpretar. Não resisti a caricaturar um pouco o que se passou esta semana no Jardim Zoológico (Zoo) de Indianapolis. Trata-se de um casal respeitabilíssimo de leões, leão e leoa, de seus nomes  Nyack, ele, com 10 anos e Zuri, ela, com 12 anos de idade.

O casal vivia junto há 8 anos no Zoo e tinham tido três descendentes em 2015. Eram o encanto do Jardim, o casal e os filhos. Viviam felizes e sempre se tinham dado às mil maravilhas. Até que esta semana, sem que nada o deixasse prever,  a Zuri atacou o leão com as suas poderosas mandíbulas, apertando-lhe o pescoço durante muito tempo, sufocando-o e levando-o à morte. Os tratadores e curador do Zoo foram surpreendidos e não conseguiram separá-los antes do Nyack morrer.

leão

Dizem que foi como se se perdesse um membro da família. Mas o que se terá passado na cabeça da leoa? Que ódios acumulados existiriam contra o seu companheiro de tantos anos? E aqui não há pedidos de indemnizações nem resgates antecipados…  Poderá, quanto muito, haver recalcamentos de anteriores comportamentos do pobre Nyack que, em algum dia mais jubiloso,  tenha violado os instintos mais íntimos e discretos da sua fogosa amante.  A inteligência da Zuri não lhe permitiu, decerto, ler as mais recentes notícias sobre os novos movimentos de libertação feminina que assolam o mundo, incluindo o famoso #MeToo. Não foi portanto, por essa via, que ela terá acumulado os seus ódios. Não consta, também, que o Nyack tenha alguma vez prejudicado a ascensão social da sua companheira. Embora não casados, pelo menos pelos nossos costumes, tinham uma ligação de facto, de longa data, sempre em paz e harmonia. Porquê então este terrível assomo assassino? Embora isto se passe entre seres menos inteligentes que os humanos não podemos, no entanto, ignorar o sucedido.  A mentalidade humana é mais desenvolvida, claro, e , portanto, muito mais sofisticada nos seus desígnios. Por todo o mundo se têm passado coisas para as quais o #MeToo e outras combativas organizações podem ser uma boa explicação. Até em Portugal tem havido maridos assassinados pelas mulheres ou pelos amantes sem que essas organizações tenham tido qualquer tipo de intervenção direta. Só, eventualmente, por osmose intelectual doentia.  Felizmente que nesses casos os assassinos são severamente punidos o que não se passará, segundo julgo, com a Zuri. Mas estes instintos animais têm vindo a transplantar-se para a espécie humana e, por isso, os cuidados são sempre poucos.

Perdoem-me a brejeirice de hoje mas a vida deste casal de leões impressionou-me. Será um aviso ?   Parece que não, na selva passa-se muito disto…

2 pensamentos sobre “#METOO no ZOO?

  1. Pobres Nyacks…! Fiquei seriamente apreensivo, com o volume de acontecimentos sob o movimento do #Me Too…!
    O que me leva a pensar, dessa osmose intelectual..!
    Sinto um calafrio, quando penso no ridículo ” a menina dança ? “, acompanhado de uma vénia atabalhoada, nos Bailes dos Bombeiros ou do Lisboa Ginásio Clube. Bailes, onde nós, potenciais Nyacks humanos, de uma época em vias de extinção, tínhamos que arranjar coragem para um pésinho de dança, despejando longos sorrisos, num patético flirt, fazendo olhinhos românticos para agradar ao par, sempre trocista e distante…!
    Sempre, a surpreendente natureza ! E nada é novo, se nos lembrarmos da aranha Viúva Negra, que mata o macho depois da copla…! Vamos lá compreender porquê…!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s