Há poucos dias, ao fazer uma nova arrumação de livros, de uma estante para outra, ocasionalmente, peguei num livro que me despertou um interesse diferente de todos os outros, embora quase todos me recordem, as épocas e momentos em que foram lidos…! Portugal e o Futuro …! Como, ao passar as mãos por aquele livro, me fez sentir uma passagem de corrente eléctrica pelo corpo, activando o cérebro para um passado já tão distante dos nossos olhares…!
Com uma certa emoção, interrompi o trabalho que estava a fazer, sentando-me por momentos, a reler as primeiras palavras do Intróito. Um livro, que há tantos anos tinha lido, sofregamente, com a sensação da incredibilidade de estar a viver um momento, que nos parecia, de todo, impossível.
Muito, do que este este livro nos dizia, se ia tornando como um guia, alternando-se com uma catadupa de novas ideias. O fim, de uma guerra colonial, que se tornava insuportável, os dramas de uma descolonização nunca imaginados, o realojamento de centenas de milhar de portugueses…! Novas vidas, num ambiente de expectativa e novos sacrifícios, com outros parâmetros, a desafiar a capacidade de todos os portugueses..! A consciencialização de que estávamos entregues a nós próprios e ter que enfrentar um futuro diferente…!
Hoje, ao ver a entrevista do Presidente da Republica de Angola, e da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola, deu-me quase a certeza de que muito do espírito que este livro encerrava, se irá aproximar de uma realidade, para a verdadeira coesão de interesses do CPLP, face ao que se irá passar no resto do mundo, já a médio prazo…! E Angola, tanto que tem a receber e a dar, vivendo em paz, ainda que sob a cobiça de certas potências, poderá tornar-se num novo pólo de desenvolvimento, para exemplo de uma África que ainda não parou de sofrer…!
Adorei o livro que conheço bem, adorei o que o Rui disse sobre o mesmo, e vaticinou algo de muito bom com o desenrolar dos acontecimentos que observamos neste período da nossa história. O Rui escreveu muito bem! Bravo.
GostarLiked by 1 person
Um livro que foi, na altura, de leitura obrigatória. Bom para as novas gerações o apreciarem.
GostarLiked by 1 person