Ser feliz na Europa

O espírito europeu perdeu-se. Temos economia, temos dinheiro, temos mercado, mas o espírito e os valores, onde andam ? “ Este, é um pensamento do filósofo e escritor francês Bernard Henri Levy, que anda a percorrer 22 cidades da Europa, em busca de valores que orientaram a formação da Europa, que hoje conhecemos.

Searching for Europe, é uma peça de teatro, escrita por este mesmo filósofo, num monólogo, em que fala das ameaças que a União Europeia enfrenta na preparação de novas eleições. E estes pensamentos, que vou procurar entender, quando encontrar este livro à venda ( não sei se não estará já ao dispor do público ), fazem-me lembrar, quantas preocupações e quantos desgostos, um possível desentendimento, poderia desencadear um multi Brexit, pela impertinência de uns quantos nacionalismos ortodoxos…!

Há bem pouco tempo, encontrando-me com amigos num hotel do Algarve, fui interpelado por uma senhora britânica, que no meio de uma explosão de alegria, me veio dizer, num largo sorriso, como se sentia feliz estar aqui em Portugal, e como tinha dado por bem empregue, o esforço de percorrer tantos milhares de quilómetros, para encontrar pessoas com boa disposição.

Não sei se Bernard Henri Levy, irá ter êxito na sua nova peça de teatro e se esta mesma peça, ou mesmo livro que seja, possa ter repercussões por toda a Europa. Apenas, fiquei sabendo que Portugal, é um dos países que vive mais feliz, não obstante os flick-flacks mal ensaiados…!

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s