A MINHA AMIGA CATALEIA

 

Descobri há pouco tempo, em resultado do nome de uma minha amiga, o nome da flor nacional da Colômbia desde 1936: a Cattleya trianae, também conhecida como Flor de Mayo ou Orquídea de Natal. Ignorância minha, claro. Apesar de gostar muito de flores e de apreciar as maravilhosas paisagens que a botânica nos faculta ao longo da vida, nunca fui, nem serei, um conhecedor dessa tão rica disciplina do conhecimento e da vida. Tive, nos meus tempos de liceu, um excelente professor de Ciências Naturais que nos criou, apesar de tudo, um razoável conhecimento e entusiasmo pelo estudo do mundo vegetal. Como não foi essa a minha opção de escolha para os estudos futuros, acabei por me desligar desse mundo extraordinário do conhecimento e remeter-me aos prazeres mais simples de me apaixonar pela beleza dos exemplares magníficos que adornam as nossas cidades, os nossos campos e jardins, e apreciar os perfumes, diversos e enebriantes, que nos chegam de tantas e tantas espécies com as quais convivemos ao longo da vida. E não calculam como gosto de rosas, de qualquer cor mas, especialmente, das amarelas. Enfim, cientificamente, fiquei reduzido às espécies botânicas cujas designações em latim ainda hoje, pomposamente, recordo: a “spirogira longata Kutz” ou o “platycarpus Thur” (este que, ainda por cima, era uma espécie extinta da micro lagartos aquáticos, de uma das antigas épocas que compõem a “fita” do tempo e da História Natural). Ignorância científica, ponto!

Mas toda esta introdução vem a propósito do nome de uma jovem amiga de 3 anos que se chama Cataleia. Claro que a conheço porque sou amigo dos pais que vejo, quase diariamente,  no verão e, de quando em quando, no inverno. Lembro-me de ver a mãe antes dela nascer, com o pai vaidosíssimo e vi-a, a ela, pela primeira vez, como um lindo bébé e com uma fita rosa na cabeça. Tinha meses.  Sempre me intrigou o nome que lhe tinham dado, Cataleia, mas nunca me atrevi a perguntar as razões. Reencontrei-a hoje, tem 3 anos, e está muito bonita. Mas porquê o nome? Hoje fui esclarecido. Cataleia é o nome adaptado da flor colombiana, da célebre flor Cattleya, flor nacional da Colômbia.

image_8B776879-D99F-43E7-BCD5-FA99FE7EA505.IMG_1404

Digamos que o nome é, sem dúvida, original, nada convencional, e terá dado muito trabalho aos pais para fugirem da trivialidade dos nomes utilizados entre nós. Não conheço outra Cataleia mas a beleza da flor corresponde, sem dúvida, à beleza desta pequena amiga. Espero continuar a vê-la mas, desde já, lhe devo o ter aumentado a minha cultura geral e a de botânica, em especial.

 

 

 

Um pensamento sobre “A MINHA AMIGA CATALEIA

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s