A NOSSA 3ª CONVERSA/ENTREVISTA – JOSÉ VICENTE MOURA

À CONVERSA COM… Vicente Moura

O nosso convidado deste mês de Fevereiro vem da área do Desporto que segue, como se lembrarão, as áreas de Artes e Ciência. O Comandante Vicente Moura participou, desde 1946 e até 2017, em múltiplas atividades ligadas ao Desporto, desde a de simples praticante, passando por atleta federado, dirigente desportivo em Clubes,  Associações, Federações e Comité Olímpico de Portugal por duas vezes: a primeira de 1990 a 1992 e a segunda de 1997 a 2013. Conseguiu, ao longo da sua vida, acumular esta profusa atividade desportiva com a sua profissão essencial, a de Oficial da Armada, na qual atingiu a hierarquia máxima que lhe competia. Julgamos ser difícil encontrar mais alguém que, nas áreas de prática e dirigismo, melhor possa representar o conhecimento e o espírito desportivo, na forma como tem contribuido para o desenvolvimento da expressão e da notoriedade do Desporto no nosso país. Vamos então conversar com o Com.te José Vicente Moura.

Confrontei-me, quando iniciei a elaboração deste texto, com uma dificuldade essencial: as 8 perguntas que tinha preparado para Vicente Moura eram bastante abrangentes e propiciavam, se o entrevistado estivesse disponível, longas dissertações sobre temas do maior interesse para o Desporto nacional. E o entrevistado esteve, de facto, disponível. A todos os pontos respondeu com enorme clareza e, muitas vezes, com coragem, coisa, aliás, que nunca lhe faltou nas suas participações como dirigente desportivo. Tornou-se, portanto, um embaraço tremendo descrever o tanto que foi dito na entrevista e tentar transmitir, sobretudo, todas as “nuances” que as suas respostas envolveram.

Resignei-me, pois, com o esperado perdão dos nossos amigos/leitores, a escrever apenas esta intodução ao que é fundamental da conversa: a sua totalidade no pequeno vídeo que aqui inserimos. Estão lá as perguntas e as respostas, em discurso e entoação diretas, preenchendo, assim, o objetivo desta conversa. Mais do que uma conversa ou entrevista, aquilo que foi dito e está gravado, foi mais uma conferência sobre o Desporto em Portugal, salpicada, naturalmente, com os pormenores de uma vida privada que não é de menor importância conhecer. Poupando-me a um texto que seria sempre incompleto e cansativo, optei por vos aconselhar a verem o pequeno filme que aqui incluimos. Verão que acabam por me dar razão.

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s