FAZER CERA

PARA AJUDAR A SORRIR

Em tempos passados, a expressão “fazer cera” era popularmente usada com o significado de mandriar, levar muito tempo propositadamente para fazer um trabalho. Em Portugal o dito já é muito pouco usado, mas no Brasil ainda se aplica, como podem ver pelo texto que encontrei no blog brasileiro “No Rasto da Memória ( Santa Rita de Sapucaí ) :

A expressão “Fazer cera” significa demorar de forma proposital ao fazer alguma coisa que já podia ter sido feita. Nas relações de trabalho indica que se está fingindo trabalhar e nos jogos de futebol é retardar a reposição da bola, simular contusões ou trocar passes estéreis de um lado para outro fazendo passar o tempo.

No Rio de Janeiro, a primeira eleição de vereadores foi em Dezembro de 1567, quase três anos após a fundação da cidade. Uma curiosidade é que os vereadores eram remunerados com cera, que tinha grande valor e era muito consumida na forma de velas para iluminação em geral e principalmente em dias de festas.

Como desde aquela época os vereadores tinham pouca produtividade e viviam protelando as decisões, o povo dizia que eles não trabalhavam, apenas ficavam ali para “fazer cera” (ganhar seu pagamento), dando origem a esta expressão, ainda em voga. A Câmara Municipal era no alto do Morro do Castelo – a cadeia no térreo, os vereadores no segundo andar.

O primeiro empregado da câmara do Rio foi o português João de Prosse, nomeado por Estácio de Sá. Como a eleição só ocorreu em 1567, ele ficou quase três anos recebendo pagamento sem trabalhar. O primeiro servidor público carioca foi, portanto, um legítimo funcionário fantasma

A que propósito me lembrei disto ?

É que dei por mim literalmente a “fazer cera”, ou seja verifiquei que, ao limpar os ouvidos depois do banho matinal, a toalha vinha com muita cera agarrada ! Mais do que anteriormente.

Será consequência da diminuição de actividades devido ao confinamento caseiro imposto pelo estado de emergência ?

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s