MÚSICA NO MARVÃO

 

Muita gente já conhece o Festival Internacional de Música de Marvão que este ano teria a sua 6ª edição, no próximo mês de Julho. O nosso convidado com quem conversámos este mês de Abril, João Bugalho, profundamente envolvido no acompanhamento desse festival, falou-nos dele nessa entrevista (que podem ver neste blogue) com imensa paixão e conhecimento de causa. Infelizmente o Festival não se realizará,  por causa da pandemia covid19 em que ainda estamos mergulhados. Como a conversa/entrevista foi feita e gravada com antecedência, todos contávamos estar em Marvão em Julho para o Festival. Mas não será assim. Foi agora anunciada a sua não realização e adiamento para 2021 (23 de Julho a 8 de Agosto). O programa ainda não está definido, como se compreende.

Mas vale a pena falar um pouco deste Festival. Este ano seria dedicado ao 250º aniversário de Beethoven e haveria peças deste compositor em todos os dias do Festival. O adiamento para 2021 não retira essa comemoração, será o 251º aniversário, e parece ser mantida a  ideia. E ainda bem,  porque   João Bugalho já começou o seu trabalho de pintar quadros sobre Beethoven para os expor durante o Festival. Terá mais tempo para os apurar…  É curioso lembrar que, durante todos os dias do Festival, têm lugar quatro concertos: o primeiro de manhã, com música mais fácil (em princípio para atrair os jovens); o segundo à tarde, às vezes com uma merenda; o terceiro à hora nobre, para as peças mais complexas e, finalmente, um quarto, cerca das 23:30 h, para se apreciar a música e o maravilhoso ambiente noturno de Marvão. No entanto, e apesar do adiamento, acabo de ser informado que está prevista a celebração do aniversário de Beethoven com um recital de piano no dia 17 de Dezembro, na Quinta dos Olhos d’Água, sede da Academia Internacional de Marvão de Música, Artes e Ciência prevendo-se que sejam tocadas as seguintes obras de Beethoven: Variations Op. 34, Six Bagatelles Op. 126 e Sonata Op. 81a “Les Adieux”.

O Festival foi imaginado e tem sido realizado por um grande maestro alemão, Christoph Poppen que, há uns anos, se encantou pela terra,  onde acabou por comprar uma casa. E a beleza e a magia de Marvão são tais que lhe ocorreu iniciar lá um festival de música clássica, ao ar livre, o que conseguiu a partir de 2014, e que tem granjeado enorme fama europeia. Está classificado entre os melhores 50 festivais de música na Europa. Não é coisa fácil… Poppen é maestro convidado principal da Orquestra de Câmara de Colónia e foi diretor artístico, entre 1995 e 2011, das Orquestras de Munique e da Rádio de Saarbruchen. Em todas as épocas tem dirigido peças também em interiores, nas belas igrejas do Marvão e de Castelo de Vide. A orquestra já contou com a participação de cerca  de 600 músicos e tem atuado com o Coro da Gulbenkian. A fama do Festival já é tão grande que os músicos, vindos de todo o mundo, limitam-se a que as viagens lhes sejam pagas, não cobrando nada pela participação.  Os cantores clássicos que se têm apresentado em todos os Festivais são de primeira linha. O Festival tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e reune mecenas e promotores muito importantes. O Parque Natural da Serra do Marvão e, agora, o seu Festival anual merecem visitas incondicionais.

Este ano não haverá Festival mas, segundo a organização, o programa e a venda de bilhetes para 2021 aparecerão em breve. Se se derem ao trabalho de visitar o “site” do Festival na internet ficarão maravilhados e julgarão que as imagens pertencem a qualquer magnífico festival que vemos no YouTube por esse mundo. Mas não, são do Marvão… Até rima… E aqui fica uma alusão,  para que não percam esta oportunidade. Quem nunca lá foi ficará, estamos certos, com vontade de voltar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s