A nossa 5ª Conversa/Entrevista – João Bugalho

Cá estamos, no mês de Abril de 2020, com a nossa conversa/entrevista, dando assim seguimento ao compromisso assumido no final de 2019.

Esperamos que gostem deste post-entrevista porque o nosso convidado de hoje tem muito para contar sobre a sua vida e as suas paixões em tão variadas áreas. Não é fácil falar de João Bugalho mas o vídeo, que acompanha este escrito, será muito claro sobre o que agora diremos de forma muito resumida. João Filipe Bugalho é engenheiro sivicultor, nascido em Lisboa e convertido em alentejano de Castelo de Vide.  Dedicou-se muito cedo à ornitologia e à caça, consagrando a sua vida à gestão de recursos bravios e conservação da natureza. Foi Diretor dos Serviços de Caça e, durante 25 anos, Professor de Cinegética e Conservação da Natureza. É um cientista do fogo e dos incêndios florestais. Mas, além de tudo isto, João Bugalho é artista, homem de artes e de cultura, dedicando-se há muito à pintura, à música, à poesia, à escrita, as outras paixões com as quais acaba por preencher a sua felicidade. É filho e irmão de poetas, Francisco Bugalho e Cristovam Pavia. Todas estas histórias estão suficientemente desenvolvidas na conversa que com ele tivemos e que poderão ver a seguir. Aqui vos deixo, no entanto, a foto de uma aguarela de João Bugalho, “… as folhas amareladas tremendo débeis…” pintada para acompanhar um poema de seu irmão.

image_95240E4C-9C21-4B04-8E1D-3D07D638478C.IMG_1414

Do livro de Cristovam Pavia, seu irmão, retirei este pequeno poema:

A Nossa Senhora

Voltarei à penumbra fresca da igreja

Ancestral, silenciosíssima e vazia,

Aonde está pousado o teu altar:

Doce Mãe Maria…

E ajoelhar-me-ei,

E fecharei os olhos sem pensar…

Que a minha oração nada mais seja:

Basta descansar.

Vamos ver agora o vídeo da nossa conversa com João Bugalho.

Um pensamento sobre “A nossa 5ª Conversa/Entrevista – João Bugalho

  1. Uma excelente entrevista, dando a oportunidade de o entrevistado se expressar livremente, num ambiente simpático, onde o seu gosto pela arte se evidencia…! Um gosto, que pela forma apresentada, se torna apaixonante ver e ouvir…!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s