A nossa 8ª conversa/entrevista – Joana Pratas

À CONVERSA COM… Joana Pratas

Olá! Cá estamos de novo, na conversa mensal de “Velhos São os Trapos”, agora no mês de Julho de 2020,  desta vez com com uma prestigiada atleta olímpica, velejadora, que associa as suas atividades desportivas às de associativismo e intervenção relacionadas com a sua Licenciatura em Ciências do Desporto.

Encontramo-nos, uma vez mais, num espaço cultural de eleição, o Espaço Espelho de Água, que tem mantido, ao longo dos últimos anos, uma muito interessante promoção de atividades culturais, como a música, a pintura, as artes do design, com a realização de eventos que, passados estes períodos de recolhimento, voltarão, decerto, a animar os fins de tarde e os serões deste belo e já histórico Espaço. Que, ainda por cima, nos faculta e para a nossa velejadora/entrevistada de hoje, uma,  para ela uma bem conhecida,  excelente vista de mar.

Esta nossa convidada tem já uma longa vida ligada ao Desporto. Começou a praticar vela aos 9 anos de idade e, a partir daí, passou a acumular êxitos em todos os escalões etários pelos quais foi navegando. Licenciou-se em Ciências do Desporto e continuou a sua atividade desportiva, principalmente em embarcações da classe Europe, participando em campeonatos nacionais e internacionais de 1994 a 2004, campeonatos do mundo de 1997 a 2007, tendo sido a primeira e mais jovem velejadora portuguesa a participar em Jogos Olímpicos: Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004. Conheci a sua notável carreira mas convivi com a desportista e a pessoa que ela é na preparação e durante so Jogos de Sydney 2000.

Tem tido participações  em instituições ligadas ao Desporto como, durante 10 anos , a Comissão de Atletas Olímpicos e, também, na Comissão Consultiva da Mulher e o Desporto, Academia Olímpica,  Embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto e com uma participação, para ela decerto inesquecível, na viagem do Navio Escola Sagres Lisboa-Rio de Janeiro, quando dos Jogos Olímpicos Rio 2016. É também Embaixadora do Programa Educativo Escola Azul do Ministério do Mar desde 2018.

Todo este historial, provavelmente incompleto, remete-nos para a indispensável conversa pessoal com a Joana Pratas. Vamos então à conversa.

2 pensamentos sobre “A nossa 8ª conversa/entrevista – Joana Pratas

  1. Porque será que , nós os que amamos e sabemos da importância do Desporto na vida das pessoas, ainda não conseguimos convencer os decisores políticos da importância do mesmo ?. No debate do Estado da Nação ouviram-se muitas coisas certas e muitas bacoquices mas nem uma palavra sobre Desporto. Para alem do futebol, que é um mundo à parte, saberão eles que existe uma actividade humana chamada Desporto ?

    Liked by 2 people

  2. Muito bom ! Sinceramente, fiquei maravilhado com esta conversa. Ao ouvir Joana Pratas a falar de vela, senti que os meus pés, já estavam pulando para dentro de água. Aquela mesma água que me fustigava a cara com os seus borrifos, atirados pelo vento de uma bolina cerrada. E aquele Moth Europe, traquina e sensível, que tantas vezes transportei sobre o tejadilho do carro, até ao Algarve. Ou o Snipe ou ainda o 4.70 que me ocuparam contínuos fins de semana, em regatas, ou ensinando os meus filhos e os filhos dos amigos, sem sentir o frio da água. São tudo recordações, que me impulsionam, entre outros desportos, que os meus quase 86 anos ainda vão permitindo viver. Parabéns aos dois…!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s