Estrada Nacional 2 – A mítica estrada Norte Sul.

Há pouco mais de uma semana, ofereceram-me um Guia Turístico em formato de livro com 527 páginas, profusamente ilustrada com as mais diversas informações sobre as regiões por onde esta estrada nacional passa. Uma edição muito feliz, com esplêndidas fotografias e textos elucidativos, mostrando a qualidade dos cuidados na sua preparação, em especial a beleza da fotografia, captada com o gosto de quem ama a natureza. E aqui deixo um elogio ao grande amigo Fernando Romão. Um jovem engenheiro do ambiente e verdadeiro amante de fotografia. Ele e a sua empresa Wilde Life, compartilhando com sua esposa Sofia Pinto, também engenheira do ambiente…!
FOGE COMIGO, é como se chama a editora responsável por esta magnifica obra de interesse turístico de Portugal, com sede em Santa Comba Dão, mais propriamente na Freguesia de Couto do Mosteiro.
E porque me despertou tanto interesse, o desfolhar deste livro, que se refere a uma estrada de Portugal ?
Sem dúvida, que uma invulgar estrada com 739,260 quilómetros terá muito para dizer e mostrar, quase tanto como o comprimento do país, se o visionarmos de Norte a Sul.
Pois, ao começarmos a virar a primeira página, verificamos como esta mítica estrada, institucionalizada em 11 de Maio de 1945, veio formar uma autêntica coluna dorsal rodoviária, pelo interior, pela junção de vários troços já existentes e ampliada por novas construções, perfazendo o quase inconcebível percurso directo Chaves / Faro, passando por 11 Distritos, 34 Concelhos e 11 Cidades.
Um pequeno episódio, se assim o podemos classificar, pelo facto de nessa mesma altura, por mão do então ministro Duarte Pacheco, se estabelecer o Plano Rodoviário Nacional.
E este pequeno livro, que nos surpreende pela beleza dos seus desenhos e imagens fotográficas, mostra-nos como Portugal nos parece grande, não só pelo comprimento do percurso, mas muito mais pelo que nos mostra sobre os pontos paisagísticos de interesse, culturais, gastronómicos e históricos em todo o seu caminho.
Curiosamente, o próprio embaixador norte americano, através do Facebook, relatou em tempos, os pequenos pormenores de uma viagem de férias por esta mesma estrada, mostrando o quanto tinha gostado, ele e a esposa, ficando agarrados à subtileza das nossas gentes e de toda a grandeza da alma lusa.
Esta edição, tem como símbolo, a feliz figura de um Papa Figos. Uma ave migradora, que todos os anos viaja a partir do Sul do Continente Africano, para o Norte da Europa no início da Primavera, regressando aos trópicos em finais de Agosto. Talvez …! Quem sabe, se não é ela a grande promotora de uma globalização que nunca mais passa de um mito ou de uma utopia ?
Utopia, que no dizer do antigo jornalista uruguaio Eduardo Galeano, vítima de tanta perseguição, se referia da seguinte forma:
A utopia está lá no horizonte. Aproximo-me dois passos. Ela afasta-se dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia ? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar !
E tanto, que já conhecemos desta estrada, sem darmos conta que ela já existia há tantas dezenas de anos, ao atravessarmos a Serra do Caldeirão, no Algarve, contando as intermináveis 365 curvas. Ou andarmos pelas regiões do Norte, saltitando de Vidago para Pedras Salgadas, ou ainda pelas estradas de Lamego e Viseu.
Talvez, prestarmos mais atenção aos vôos do simpático papa-figos, seja uma das mais interessantes formas de apreciar melhor o nosso país…!

Um pensamento sobre “Estrada Nacional 2 – A mítica estrada Norte Sul.

  1. Bela associação de ideias entre o papa-figos, a globalização e a utopia.
    Aproveito para acrescentar que o Eng. Duarte Pacheco foi dos melhores ministros das Obras Públicas que Portugal teve.
    A Estrada Nacional 2 está a ser muito falada e existem agências de viagens que organizam excursões duma ponta à outra, durante 1 semana

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s