DIA MUNDIAL DAS ARTES

Celebra-se hoje, 15 de Abril, o Dia Mundial das Artes, comemoração que foi iniciada e aprovada em 2012 pela IAA (International Art Association). Este dia foi escolhido por ser a data de nascimento de Leonardo da Vinci, um dos génios artísticos mais famosos de todos os tempos.

A Arte é um “alimento” mundial do espírito e para o espírito. Mais do que negociar com a Arte é indispensável ensiná-la, divulgá-la, descobrir e dar a conhecer os caminhos que levam até ela. Leonardo da Vinci dizia que “A Arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”.

Por tudo isto falar de Arte é, sem dúvida, um tema muito complexo. Não há limites para as artes. Podemos falar de pintura, música, bailado, escultura, literatura, teatro, cinema mas nunca esgotaremos as modalidades possíveis das artes. O simples acto de falarmos com nós próprios, interiorizando sentimentos ou falando com outros, transmitindo-lhes conhecimento ou paz, são expressões de arte cujo objetivo final é criar meios de contemplação, deslumbramento e paz.

Por isso pareceu-me muito feliz a ideia de um pequeno conjunto de jovens criarem um centro digital de arte para permitir fácil acesso a qualquer artista que nunca tenha tido possibilidade de apresentar os seus trabalhos e, complementarmente, divulgar essas expressões de arte por todo um mundo que se interesse por elas mas cujas vidas não se compadecem com as formas tradicionais de contactar com a arte ou de encontrar formas de arte menos convencionais e mais inovadoras. E deram um nome a essa plataforma artística e cultural : Akin Gallery, abreviadamente, akinglry. E conceberam um logo para essa empresa que lançaram hoje mesmo, dia 15 de abril, Dia Mundial das Artes.

A plataforma foi criada por duas irmãs e um primo (o artista escolhido para o lançamento) e, segundo elas: Não somos o site de uma galeria, mas sim uma galeria inteiramente digital. Uma galeria de arte disruptiva que apoia artistas emergentes. Estes fundadores reunem competências nas áreas de Gestão Industrial e Logística, Audiovisual e Multimédia e Design Digital. E continuam: A Akin Gallery é a revolução do conceito tradicional de galeria de arte. Através de visitas virtuais e do aproveitamento de novas ferramentas tecnológicas, como o 3D, tencionamos transformar a convencional visita a uma galeria numa experiência única e inovadora. Temos também disponível um ponto de contacto para novos artistas proporem coleções e parcerias.

Começaram por criar uma linha de roupa com “designs” de artista, criaram uma coleção e vão ampliar este conceito para outras áreas de expressão artística que já planearam mas que poderá ser sempre aumentada em função dos artistas que venham a incluir-se na galeria.

Sou, diria mesmo, somos de uma longa época em que as visitas às galerias eram indispensáveis para apreciar os artistas que iam despontando com a validação indispensável dos galeristas mais perspicazes que conseguiam perceber as potencialidades dos iniciados, permitindo-lhes carreiras fulgurantes. Esta nova plataforma digital vem facilitar muito essas descobertas. A galeria é aberta a todos e os “likes” dos diversos meios informáticos atualmente utilizados virão dar-lhes a visibilidade e a fama que merecerem.

Regressando às promotoras do projeto : Queremos eliminar o estigma e as barreiras impostas pela sociedade de que a arte deve ser exclusiva, inantigível e fora do alcance“.

Apetece-me dizer que, no Dia Mundial das Artes, não se poderia ter tido uma ideia mais original e mais abrangente para o enorme mundo que faz arte, para o que disfruta arte e para o que consome ou negoceia em arte. Resta-nos desejar-lhes muitas felicidades para tão ambicioso projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s