MIKHAIL GORBACHEV

Morreu no passado dia 30 de Agosto, com 91 anos, Mikhail Gorbachev, o 9º e último presidente da União Soviética.

O seu funeral não teve pompa nem circunstância. Não foi um funeral de Estado. O atual Presidente russo, Putin, não esteve presente por questões de agenda…

Foi Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética de 1985 a 1991 e Presidente de 1990 a 1991. Os seus esforços para democratizar o sistema político e descentralizar a economia (a revolução que ficou conhecida por Perestroika) levaram à queda do comunismo e ao desmembramento da URSS em 1991. Conseguiu estabelecer relações diplomáticas com o ocidente terminando com a Guerra Fria. Foi-lhe atribuido o Prémio Nobel da Paz em 1990. Em 1993 fundou a “Cruz Verde Internacional” organização não governamental com o objetivo de criar condições de equilíbrio entre o Homem e a Natureza.

Foi ele que atendeu aos apelos de Kennedy e Ronald Reagan para destruir o Muro de Berlim. E fê-lo em 1989. Muitos europeus têm pedaços desse muro em suas casas (alguns deles são falsos). E foi com o desmembramento da União Soviética que ficaram independentes 15 novos países: Arménia, Azerbeijão, Bielorússia, Estónia, Geórgia, Casaquistão, Quirguistão, Letónia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tajaquistão, Turmenistão, Ucrânia, Uzbequistão. Alguns deles mantêm relações mais afetuosas com a Rússia, o que muito agrada ao “czar” Putin e lhe retira, pelos menos para já, desejos de os invadir. Mas uma boa parte deles, geograficamente mais ocidentais, já estão ou aguardam por uma ligação à União Europeia.

Não quero transcrever aqui a história de Mikhail Gorbachev. Pretendo apenas deixar um apontamento sobre um dos homens mais importantes do século XX e que o ainda presente czarismo da Rússia, corporizado por Putin, tentou ignorar e fazer esquecer.

Embora com cenários de vida completamente diferentes, somos levados a meditar na diferença entre os funerais da Rainha Isabel II e de Gorbachev. As gerações mais recentes do mundo inteiro choram a morte da Rainha e nem sequer sabem quem foi Gorbachev. Não sabem que a Rainha recebeu Gorbachev, em 1989, no Palácio de Windsor e, pelas consequências da política visionária deste último, a Rainha foi a primeira monarca britânica a visitar Moscovo, a convite do sucessor de Gorbachev, Boris Yeltsin, em 1994. Putin já fez uma visita de Estado ao Reino Unido em 2003, coisa que, desde há algum tempo, não seria mais possível.

Grandes figuras da política e história mundiais serão sempre lembrados e reconhecidos. Acho que Mikhail Gorbachev é uma dessas figuras , pelo que o meu apelo aos que não o conheçam é procurarem saber o que foi a sua vida. E verão que mereceria um funeral de Estado que Putin lhe recusou.

Um pensamento sobre “MIKHAIL GORBACHEV

  1. Gorbachev merece sem dúvida o nosso reconhecimento. E penso que de todos os russos que viveram no regime soviético – e não pertencia à minoria priveligiada. O comunismo soviético nunca correspondeu ao que os povos esperavam e precisavam.

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s