MARIA DA GRAÇA VENTURA – II

Escrevi, no dia 1 de Fevereiro de 2022, um texto neste blogue sobre Maria da Graça Ventura, investigadora e cientista algarvia dedicada a estudos ibero-americanos e considerada a mais importante académica em Portugal sobre esse tema. Recomendo aos meus leitores que releiam esse texto.

Maria da Graça Ventura vai receber no dia 7 de dezembro o prémio da Fundação Calouste Gulbenkian, na Academia Portuguesa de História, em Lisboa, numa cerimónia que contará com a presença do cardeal José Tolentino de Mendonça.

A sua última obra “Por este Mar Adentro”, de que falávamos no artigo anterior, foi o remate de um reconhecimento que lhe tem sido prestado ao longo de toda a sua vida de historiadora da expansão hispânica nas Índias Ocidentais.

Não me vou alongar sobre este tema que já largamente abordei no texto de 1 de Fevereiro. Relembro apenas que Maria da Graça Ventura é investigadora associada no Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, co-fundadora e presidente do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, membro da Asociacion Española de Americanistas e da Associação de Historiadores Latino-Americanistas Europeus.

Sem esquecer que, à semelhança de tantos outros nomes da cultura internacional, é portuguesa e algarvia (coisa que eu não sou mas a que estou ligado por fortes laços sentimentais).

Parabéns à Professora Maria da Graça Ventura.

Um pensamento sobre “MARIA DA GRAÇA VENTURA – II

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s