CRÓNICA OLÍMPICA

Foi apresentado, no passado dia 9 de novembro, na sede do Comité Olimpico de Portugal, o livro de José Vicente Moura com o título “Crónica Olímpica”. É um livro extenso, com mais de 500 páginas, que relata, com imenso pormenor, factos e acontecimentos que se viveram no Comité Olímpico de Portugal nas últimas décadas. É, evidentemente, um livro dedicado aos interessados pelo Desporto e pelo olimpismo em Portugal.

Capa do livro de José Vicente Moura, “Crónica Olímpica”, lançado dia 9 de novembro de 2022, na sede do Comité Olímpico de Portugal e apresentado por Manuel José Marques da Silva (vídeo junto)

Recomenda-se, vivamente, a sua leitura, embora seja “coisa” que leva algum tempo. Mas, para os interessados, valerá a pena.

Da apresentação que, nessa altura foi feita, podemos destacar alguns parágrafos que vos identificarão, parcialmente, com o objetivo da obra.

O livro hoje aqui apresentado não é apenas um livro. Diria que é uma obra de consulta para todos os que se interessam pelo Desporto e, em especial, pelo Olimpismo…

O longo e detalhadíssimo trabalho que o autor nos oferece é uma maratona de alguns anos de escrita, de consultas e de relatos de memória que é nossa obrigação ressaltar….

Toda esta longa Crónica nunca se poderia afastar muito de uma autobiografia, mesmo que não tivesse sido a intenção primeira do autor. Os factos e as peripécias , pessoais e institucionais, aparecem-nos como que entrelaçados numa mesma linha virtual de pensamento, prosseguindo nos relatos e recuperando os seus antecedentes quando tal se torna indispensável para a boa compreensão dos acontecimentos…

… poderemos ter criado um ambiente de expectativa que levará os interessados a lerem a obra completa e apreciarem a multidão dos detalhes descritos.

O autor, nesta sua maratona literária, consegue esboçar um imenso fresco da sociedade desportiva portuguesa, dos seus progressos, das suas intermitências e das suas contradiçõa, não esquecendo os “caminhos de pedras” que houve que atravessar. Pretende deixar claro o mundo de sentatez e de vaidades que se contradizem e, em muitos casos, impedem os saltos audaciosos de que o mundo hoje carece.

Ninguém poderá ficar admirado se o seu próximo trabalho for, não uma crónica, mas a História completa do Comité Olímpico de Portugal.

Resumindo e para despertar a atenção de todos ligados ao Desporto recomendo a leitura desta “Crónica Olímpica”. Estou certo que serão encontrados muitos dados interessantes sobre o fenómeno desportivo em Portugal.

Um pensamento sobre “CRÓNICA OLÍMPICA

  1. Embora, estivesse marcado na minha agenda, por motivo imprevisto, como se costuma dizer e que neste caso é verdade, não pude ir à apresentação. Tive pena, mas vou procurar o livro para ler e,como dizes, consulta

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s