OS 120 ANOS DO CIF

O CIF – Clube Internacional de Foot-Ball celebrou, no passado dia 8 de Dezembro, o seu 120º aniversário. Muitos dos nossos leitores conhecem o CIF e talvez já o tenham frequentado. Para esses o texto de hoje é desnecessário. Mas acreditamos que há muitos que não conhecem ou conhecem mal este Clube.

O CIF foi fundado, oficialmente, a 8 de Dezembro de 1902 sendo, portanto, um dos clubes mais antigos de Portugal. A data foi escolhida por ser o dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal. O seu primeiro presidente foi o oficial da Armada Carlos Villar. Antes da sua fundação formal já um grupo de membros da família Pinto Basto, em associação com membros ingleses que trabalhavam em Portugal na instalação do cabo submarino, agrupados no Foot-Ball Club Swits, faziam jogos de futebol com bolas que tinham sido trazidas de Inglaterra. O CIF foi, pois , o introdutor do futebol no nosso país. Era bom que este facto fosse relembrado pelas instituições que hoje governam essa indústria em Portugal. O CIF manteve sempre as suas atividades no âmbito amador, estratégia que veio a consignar nos seus estatutos nos quais se pode ler: “O CIF tem por fim fomentar e desenvolver a prática de desporto amador, especialmente entre os seus associados. Tem também como objetivo a realização de atividades de natureza cultural, social e recreativa que proporcionem aos seus associados acesso a meios de cultura e de distração”.

Sempre, ao longo de todos estes anos, o CIF se manteve fiel a estes princípios fundadores e conseguiu superar dificuldades diversas de natureza logística e financeira. A sua existência passou por diversos locais de Lisboa até ao que ocupa atualmente, no Restelo, por concessão camarária.

A história do CIF é, como se depreende, muito longa e rica de acontecimentos marcantes. Essa história está a ser escrita referindo todos os detalhes da sua vida. É um trabalho que já ocupa alguns volumes e que será concluido em breve. Não é o propósito deste texto fazer a história do Clube. Pretendemos apenas descrever brevemente as comemorações que tiveram lugar há dias. Os órgãos sociais convidaram todos os associados a comparecer, se assim o desejassem, no dia 8 de Dezembro, para participar em algumas atividades relacionadas com as modalidades que atualmente se praticam no clube: futebol, ténis, padel, corfebol e outras modalidades de pavilhão.

Em antecipação, no dia 6, foram também convidados grupos de pessoas com antecedentes participativos nas atividades do Clube para um jantar mais formal, durante o qual a Câmara Municipal de Lisboa, através do seu Presidente, entregou a Medalha de Mérito Desportivo ao CIF, galardão que se veio juntar a outros com que o Clube já tinha sido distinguido, como o Galardão Olímpico de Mérito Desportivo. Em 1983, pela comemoração do seu 80º aniversário foi-lhe atribuida a Medalha de Bons Serviços Desportivos, entregue pela Presidência da República em conjunto com o Diploma de Título de Membro-Honorário da Ordem de Benemerência. Em 1992, pela comemoração do 90º aniversário, o Ministério da Educação determinou a atribuição ao Clube da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo.

Momento da entrega da Medalha de Mérito Desportivo Municipal ao Presidente do CIF.

Com este pequeno texto pretendemos apenas dar a conhecer a vida de um dos mais antigos e prestigiados Clubes desportivos portugueses que se encontra à disposição de todos os que o queiram visitar. E, conhecendo a sua história, passarão, decerto, a frequentá-lo e, eventualmente, a ele se associarem.


			

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s