Coimbra, uma pequena lembrança.

Sempre que se aproxima o Inverno, com todo o seu manto cinzento e de um frio gélido, recordo as pequenas brincadeiras que nos impelia para fora de casa, sem o receio de gelarmos as mãos e a cara, sempre rosada pelo frio. Tinha, talvez os meus seis anos, e queria competir com os meus irmãos, dois e quatro anos mais velhos. Fazíamos experiências, colocando algumas taças de louça cheias de água, sobre um muro, ao cimo de uma escadaria de pedra, que dava para o quintal. Ficávamos expectantes, que o frio da noite gelasse a água.

Na manhã seguinte, saltávamos da cama o mais cedo que pudéssemos, para espreitar os resultados de tão grande experiência. Efectivamente, uma boa camada de gelo cobria aquela água, deixando-nos orgulhosos de tamanha sabedoria.

E estes pequenos nadas, foram-se somando, sempre ligados a uma saudade que nos acompanhou sempre.

Sempre que posso, lá vou rever as suas ruas e parques, sempre apetecíveis para uns bons passeios. Da última vez, calhou a um sábado, de uma Primavera nevoenta a ameaçar alguns pingos de chuva. Insisti com minha mulher, para calcorrear a Baixa, desde o Largo da Portagem até ao  Largo 8 de Maio, mais conhecido por Largo de Sansão. Para nosso desgosto, as ruas encontravam-se quase desertas. Apenas os Cafés e Pastelarias tradicionais se encontravam ao serviço, talvez até com a vontade de encerrar as portas mais cedo, por falta de clientela, naquela tarde sem Sol.

Para nosso espanto, um jovem postado no passeio, começou a encher aquela rua que sempre conheci cheia de vida, com uma música que me pareceu conhecida. Angariava alguns cobres para ajudar a custear as suas propinas. Aquelas notas extraídas de um  Saxofone, ecoavam pelas paredes daqueles edifícios envelhecidos, agora cheias  de romantismo…!

Tivemos a sorte de poder regressar a Lisboa, com aquele som amistoso a enfeitiçar-nos a cabeça. A melodia, chamava-se Amor pelos Dois, e estava tudo dito…! Coimbra teve mais encanto na hora da nossa despedida…!

Tenho pena de não apresentar um pequeno vídeo com o nosso saxofonista, porque não é possível. Posso enviá-lo pelo Facebook. Fica para a próxima…!2017 Maio em Coimbra 032

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s