Após a última Sessão do Ciclo ” Era uma vez em Goa “, na Fundação Oriente, ficou-me a grata memória dos meus vinte anos. Uma memória não radiosa, que alterou profundamente a vida, onde se confundia o Dever com o Direito, numa escolha de futuro cheia de interrogações.
E foi o episódio de uma parte da vida, registado numa memória quase perpétua, que alimentou o espírito naqueles dois anos que passei na Índia Portuguesa, envolto numa saudade infinita.
E a Índia, com o seu exotismo, não podia ser mais propícia ao reconhecimento de uma história de quinhentos anos, tão aprendida de forma tão directa e tão brusca…! Se me perguntarem, se valeu a pena, talvez não saiba responder, nem sei se nunca o saberei responder. Apenas sei, que a vivi e aprendi, dispensando-lhe um pouco da alegria da minha juventude, ainda que sem a noção, de anonimamente, ter feito parte da história recente de Portugal, como todos nós o fazemos, diáriamente, sem conflitos.
Uma Goa, de gente pacífica e ordeira, com gestos delicados e respeitosos, de várias etnias e profundamente crente. Uma civilização milenar, vivendo num misto de influencia portuguesa, que nos agradava e nos atraia, fazendo-nos sentir, de perto, a história marítima portuguesa, ao virar de cada esquina de Pangim. Era gratificante, verificar como muitas famílias da classe média, nomeadamente as católicas, preferiam usufruir da nossa maneira de viver ocidental, mantendo os laços que nos uniam desde há séculos, como hoje se torna vulgar, em toda a Ásia, com a globalização generalizada.
Após algumas palestras, seguida de um pequeno colóquio, as impressões de quem já lá foi, ou ainda de goeses, vivendo entre nós, por opção, o nome de Portugal, foi respeitadamente referido como uma norma de boas relações e respeito, entre as populações.
Uma história, ainda a ser contada, sobre um mundo de língua portuguesa, espalhada por vários continentes, onde lindas cidades bem organizadas, mostram ao mundo, como fomos e o que demos, em troca de tanto benefício que recebemos…!
Gostei de ler o teu artigo . De conversas contigo, de há muito, já conhecia alguns trechos . Fiquei muito satisfeito com o que li . Boa , meu amigo !
GostarLiked by 1 person
Goa e os goeses são cativantes. Excelente reflexão.
GostarLiked by 1 person